A importância de fazer o monitoramento da frota

Monitoramento da Frota

A importância de fazer o monitoramento da frota

Criar estratégias e usar ferramentas tem sido cada vez mais comum pelas empresas para garantir uma boa gestão logística, dando mais atenção para todo o processo de transporte até o momento da entrega.

Nesse conteúdo falamos sobre como o monitoramento da frota contribui para uma gestão muito mais completa e sua importância no processo logístico.

Boa leitura!

O que é monitoramento da frota?

Realizar o monitoramento de frotas se dá pelo processo de acompanhar e controlar em tempo real a movimentação de seus veículos através de sistemas digitais que colhem informações e oferecem canais de comunicação funcional entre todas as partes envolvidas.

Ao contrário de um sistema de geolocalização que só rastreia os veículos, o monitoramento oferece mais informações que permitem um planejamento e a criação de estratégias que melhorem o desempenho logístico da empresa, tendo muito mais dados disponíveis para tomadas de decisão.

Assim é possível verificar rotas de forma total, tendo informações de distância, velocidade, datas de localização e muito mais em um histórico completo. Ainda é possível avaliar o desempenho e o perfil dos motoristas, mapear problemas e deficiências nas rotas feitas, evitando atrasos, riscos e gastos desnecessários.

Assim, a organização e o planejamento logístico podem ser feitos com base em informações concretas, prevenindo futuros problemas e otimizando até mesmo seu orçamento financeiro.

Principais benefícios do monitoramento da frota

Como comentamos acima, o processo de monitorar sua frota traz vantagens que causam impacto direto na qualidade da operação, assim como para a empresa como um todo.

A redução de custos é um dos grandes diferenciais ao monitorar frotas, já que é possível ter uma visão completa dos custos operacionais e criar ações para prevenir ou corrigir deficiências de rotas e motoristas.

Rotas podem ser reduzidas, prazos de entrega são otimizados, motoristas podem receber feedbacks e orientações sobre seu trabalho, até mesmo permitindo que você reveja valores de entregas com base nas informações de desempenho obtidas.

Além disso, é possível controlar e organizar a qualidade do serviço, garantindo prazos melhores, evitando atrasos ou problemas decorrentes da conduta de motoristas. Assim, você melhora a imagem de sua empresa e aumenta as chances de conquistar novos clientes e vencer a concorrência.

Como falamos, os dados completos também permitem a criação de estratégias para tomar decisões de forma mais assertiva, o que facilita o cumprimento do planejamento traçado anteriormente.

Realizar o monitoramento da frota trará esses benefícios e permitirá mais agilidade em sua operação logística. Para fazê-lo de forma prática e segura, é importante usar um sistema informatizado que ofereça ferramentas sólidas para uma gestão completa de sua frota.

Com um módulo completo focado na Alocação de Frotas, a Aware oferece uma poderosa ferramenta que te permite alocar sua própria frota ou uma terceirizada, direcionando demandas de forma prática para as transportadoras homologadas, além de oferecer canais ágeis de comunicação entre os parceiros para compartilhar documentos e formalizar ações.

Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de notícias para se manter atualizado sobre a área logística e um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
– Charles Darwin

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn