A sexta onda da inovação

Inovação e Sustentabilidade

A sexta onda da inovação

O conceito de inovação não é recente, principalmente pelo seu amplo uso na atualidade  em áreas empresariais, acadêmicas e até políticas. De tempos em tempos o mundo passa por uma onda de inovação que chacoalha as nossas bases, pois está diretamente relacionada à exploração de ideias bem sucedidas que podem gerar produtos, processos, serviços ou práticas de negócios rentáveis.

O conceito de inovação da teoria da Destruição Criativa, segundo Joseph Alois Schumpeter, um dos principais economistas da primeira metade do século XX — uma organização que inova de forma contínua, deve ampliar seu campo de visão não só em relação ao mercado como em relação a si mesma, além de se permitir aproveitar de novas ideias. 

No sentido de que novas tecnologias surgem como ondas, ou como ciclos de alto desenvolvimento ou uma expansão durante um certo período de tempo, sua grande teoria buscou explicar que esses ciclos de expansão e retração que o mundo passava de períodos em períodos, ocorriam mais ou menos de 60 em 60 anos. Onde a onda que se rompe com a ordem anterior, tira a economia de seu estado de equilíbrio, provocando um novo período.

Um exemplo disso foi no século 19, quando as ferrovias remodelaram completamente a  demografia urbana e o comércio. 

O “tcham” está na inovação e competitividade, que por muitas vezes, são frequentemente associadas, sendo que a inovação é considerada o “estímulo” da competitividade, portanto, podemos entender que as organizações inovam para ser competitivas nas suas respectivas atividades.

Impulsionadas pelo avanço tecnológico, todas as organizações estão sujeitas à inovação, pois são confrontadas pela necessidade de algo (inovação) que as permitam dar saltos mais competitivos e se destacarem no mercado, pressionando a ideia de repensarem seus produtos e processos, bem como a influência da tecnologia para seu setor de atuação.

As ondas de inovação têm demonstrado a sua forte influência ao reestruturar a sociedade e a economia ao redor delas, criando oportunidades para que organizações de todos os tipos e tamanhos mostrem seus modelos de negócio e desenvolvam inovações para a resolução dos principais problemas que afligem uma área de atuação/segmento.

Com a sexta onda, baseada na sustentabilidade, as empresas precisam incorporar a sustentabilidade como um fator competitivo, indo muito além do “mero” discurso sustentável. Lembrando que um terço dos consumidores se sentem melhor, comprando de marcas com base em seu impacto social e ambiental, leia mais em outro artigo sobre as 7 tendências na logística para 2022.

Uma ilustração de 2005, dos acadêmicos Karlson Hargroves e Michael Smith, mostram a importância da sustentabilidade nos processos de inovação evidenciando o conceito das “ondas de inovação”, em uma perspectiva histórica.

Ao longo da história foram observadas cinco ondas de inovação, acompanhadas por mudanças tecnológicas e sociais, onde a primeira onda de inovação tem como marco mil setecentos e bolinha e é representada pela Revolução Industrial; a segunda pela Idade do Vapor; a terceira pela Era da Eletricidade; a quarta pela Produção em Massa; a quinta pelas Tecnologias da Informação, Comunicação e Redes, a sexta pela Sustentabilidade e uma nova onda dá indícios de seu surgimento: o Metaverso  na verdade, acredita-se que ela irá dividir protagonismo com a sexta onda por muito anos. 

Quando falamos da sexta onda de inovação, não estamos falando da sustentabilidade que emite relatórios, que contempla alguns prêmios, ou o comprometimento com alguns stakeholders, não. Aqui estamos falando de sustentabilidade de verdade, business, caro leitor.

O processo de “destruição criativa” e a necessidade das organizações responderem aos ciclos de mudanças tecnológicas e sociais, podem ser observados nas cinco ondas de inovação, onde empresas líderes do mercado foram “varridas”, dando lugar a novas empresas e novos potenciais competitivos.

Embora nossa sociedade esteja vivenciando a sexta onda da inovação, esta não dá indícios de uma desaceleração. Visto que todas as ondas anteriores surgiram e estagnaram em virtude de novas necessidades sociais e tecnológicas, mas essa, parece que irá permanecer em nossa história (que ótima notícia, não?).

Intenso, mas ao mesmo tempo assustador, né? Pois muito antes de chacoalhar o mercado, uma onda de inovação chacoalha as nossas cabeças. No entanto, essas mudanças são necessárias e esses sinais que são lançados como tendências no mercado, permite o entendimento deste confronto entre o novo e o velho, demonstrando como uma nova onda pode mudar padrões até mesmo fixados.

E aí, será que estamos preparados para surfar a sexta onda?

A resposta é sim! Por mais que ainda exista muita gente (muitas empresas) ignorando essas mudanças e respondendo tardiamente ao chamado para a inovação. Veja como tornar mais fácil e responder a esse chamado com o artigo sobre contratação de parceiros com esses 10 critérios essenciais.

Ainda assim, é importante gerenciar de forma adequada sua trajetória de inovação e buscar resultados dinâmicos e compreender que a resposta está na mudança alinhada à estratégia, cultura e estrutura da sua empresa. (A ideia aqui é melhorar continuamente 😀). 

Os benefícios são evidentes! As empresas que abraçarem essas inovações, não só estarão seguindo algo fundamental, mas, utilizando um fator disruptivo. Confira esta lista de benefícios que você com certeza deseja ter para sua empresa.

  • gerar valor e reduzir custos
  • aumentar sua rentabilidade
  • atrair mais e novos clientes
  • reduzir riscos operacionais
  • melhorar sua reputação perante o mercado
  • aumentar o valor da sua marca
  • criar ou até mesmo ingressar em novos mercados
  • cumprir com normas e regulações
  • reduzir diversos tipos de impactos ambientais e sociais
  • E por último, mas certamente o mais falado: aumentar a competitividade


A
Aware Logistics é uma empresa que pode ajudar o seu negócio! Nosso propósito é ajudar empresas brasileiras a serem reconhecidas mundialmente pela eficiência logística por meio da tecnologia. Por isso, criamos uma solução que possibilita a gestão do transportes até a eficiência das entregas, monitorando as operações em tempo real e centralizando todos os dados e comunicação com o melhor da automação logística para a sua empresa.

Como consequência, otimizamos processos logísticos, geramos ainda mais produtividade no trabalho e reduzimos custos da sua operação. Tudo isso pra você dar bastante atenção à sexta onda da inovação e surfar em todos os benefícios!

Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência em solução logística descomplicada clicando aqui.


Mayara Silva Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware

marca-aware

“Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações.”
– Steve Jobs

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Share on facebook
Facebook
Share on xing
Instagram
Share on linkedin
LinkedIn