A sua empresa precisa de um software de monitoramento em tempo real?

Monitoramento e Gestão logística eficiente

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    Planejamento e acompanhamento são palavras fundamentais para o sucesso de uma gestão logística eficiente.

    A logística é uma área que requer bastante planejamento, para conquistar o sucesso e a tranquilidade de uma operação funcionando com eficiência em todas as etapas da cadeia. Exige uma comunicação interligada e sem “ruídos” entre os setores, basicamente desde o estoque até a satisfação dos clientes que realizam os pedidos.

    Nesse sentido, garantir o monitoramento da entrega em tempo real contribui bastante para que a empresa alcance esse objetivo. Vale ressaltar, que o uso da tecnologia na logística deixou de ser um luxo e tornou-se indispensável para a operação como um todo, já que a tomada de decisões baseada em análises de dados e automações trazem melhorias significativas.

    Se você deseja saber se sua empresa precisa dessa solução, continue lendo e descubra mais sobre o tema e suas vantagens neste artigo.

    A famosa Era digital traz informações em tempo real e permite que as empresas estejam cientes das necessidades de seus clientes e possam ofertar os melhores produtos e serviços, e as ferramentas criadas para melhorar os processos na logística fazem parte dessa evolução. 

    Certamente uma das maiores preocupações de uma empresa que possui o setor de transporte, é promover a segurança dos seus produtos até a entrega no destino final. No Brasil, essa não é uma tarefa fácil, com os preços do combustível em alta e taxa e os altos valores dos impostos cobrados nas movimentações de carga, as operações logísticas saem muito custosas. Imagine o cenário onde a empresa deixe de sofrer com este tipo de prejuízo, abraçando soluções que podem ajudar a deixar os fretes mais seguros.

    Devido aos altos custos com o transporte rodoviário, o rastreio tem como principal objetivo dar mais controle ao gestor e ao cliente sobre a localização em tempo real da entrega de acordo com o planejamento da cadeia logística. Além de dar visibilidade, o monitoramento em tempo real tornou-se um importante diferencial para o controle da qualidade da entrega, já que possibilita a visualização transparente das etapas do processo, informando com eficiência a origem, destino e localização da carga em tempo real.

    Em um mercado extremamente competitivo, as empresas que trabalham com este diferencial, possuem uma operação monitorada de ponta a ponta pela gestão, e no caso de algum imprevisto, o problema é identificado e sanado com rapidez, aumentando assim a agilidade na tomada de decisões para reverter a situação, além de fortalecer o trabalho confiável e de qualidade ofertado para o cliente e fidelizá-lo.

    Sistema de monitoramento

    Uma das maiores vantagens para as transportadoras e até mesmo para as empresas que possuem frota própria é a velocidade com que a informação é disponibilizada no sistema. Realizar um bom planejamento da entrega, é ter visibilidade e clareza da operação logística em tempo real, identificar ocorrências e buscar soluções mais ágeis e assertivas.

    Isso garante que a entrega será realizada com sucesso e que, se houver algum problema, ele será resolvido com eficiência e rapidez através da gestão por exceção, como por exemplo: se um entregador tiver um problema mecânico no caminhão, ou se a frente encontra-se um congestionamento caótico, é possível informar esta ocorrência com a possibilidade de recalcular a rota e de avisar que ocorrerá um atraso na entrega, isso evita frustrações e alinha de acordo o novo planejamento as expectativas. Ou seja: a empresa consegue oferecer um serviço excelente, além das chances de encantar o cliente. 

    + de 10 vantagens que a sua empresa pode ter

    A gente já sabe que o monitoramento de entregas em tempo real veio para ficar, e como uma das 7 tendências na logística, definitivamente não há mais razões para ignorar os benefícios que esse recurso pode agregar a todas as etapas da operação logística. Veja a seguir algumas das principais vantagens que o rastreio eficiente pode oferecer:

    • Acompanhamento do status do veículo em tempo real
    • Análises de desempenho da logística através de dados e KPI’s
    • Tracking de veículos próprios e terceirizados
    • Maior produtividade, eficiência e agilidade na operação
    • Redução de custos
    • Auxílio nas tomadas de decisões
    • Fornecimento de dados relevantes para a antecipação de problemas
    • Reduz e evita atrasos
    • Minimiza retrabalhos e devoluções
    • Auxilia no planejamento logístico
    • Maior segurança para as cargas e report de ocorrências
    • Garantia do bem-estar do motorista colaborador
    • Fidelização de clientes

    Tecnologias de rastreamento de cargas

    A tecnologia tem sido fundamental para a evolução da logística no país e uma grande aliada para gestores, transportadores e clientes. 

    Ao fornecer as informações de status do pedido, o sistema ajuda a direcionar melhor as entregas, aprimorar a logística e aumentar a produtividade, ou seja, o nível de qualidade do serviço pode ser fator diferencial no momento de escolha do consumidor pelo serviço. Por isso, confira algumas tecnologias que permitem efetuar o rastreamento da carga.

    Existem três tipos principais de rastreadores: satélite, radiofrequência e M2M2/GSM. Todos os dispositivos são equipados com a tecnologia GPS, o que muda é a forma como as informações são transmitidas para a central de controle.

    • Satélite
      Tipo de rastreador que envia o sinal para uma rede de satélites que distribui a localização precisa do veículo para a central de rastreamento. Funciona bem em ambientes abertos, mas é caro e não transmite em tempo real.

    • Radiofrequência – RFID (Radio-Frequency Identification)
      Acontece através da identificação enviada por radiofrequência, ou seja, sinais de rádio. Essa tecnologia possibilita que o operador logístico possa acompanhar a movimentação da mercadoria até mesmo em locais fechados como túneis e subsolos.

    • M2M/GSM
      Os modelos mais modernos costumam utilizar essa tecnologia, que transmite o sinal das antenas de telefonia. Este tipo de rastreamento permite que essa ação seja em tempo real e não fica sujeito a inibidores de sinais.

    • Telemetria
      Além de rastrear a carga, esse sistema de monitoramento possibilita que você tenha acesso a informações relevantes como frenagens bruscas e pontos de inatividade do veículo. Este acompanhamento pode ser feito por rádio ou satélite

    • GPS
      Ele é feito via satélite e permite que se tenha acesso a informações como a velocidade do veículo, bem como, a jornada de trabalho do motorista. Para que ele aconteça é necessário instalar um receptor no veículo, ou baixar um aplicativo no smartphone, tablets e notebooks, que irá receber os sinais e decodificar a localização em tempo real.

    Os benefícios do monitoramento de cargas

    Além da importância que dá ao monitoramento de cargas um caráter quase obrigatório, a implementação dessa tecnologia traz inúmeros benefícios para a operação. Confira!

    Avaliação do trajeto – A avaliação do trajeto percorrido pelo caminhão também possibilita identificar pontos que podem passar por ajustes e melhorias, otimizando a eficiência logística.

    Avaliação do desempenho de cada motorista – A mensuração do desempenho de cada motorista, de cada caminhão e da frota como um todo, considerando problemas de quebras, paradas não programadas e desvios durante o trajeto.

    Relacionamento com o cliente – Dar a possibilidade dele acompanhar todo o trajeto do caminhão em sua rota, pode ser a melhoria que a sua empresa precisa para ter um diferencial de credibilidade.

    Gestão de tempo mais eficiente – Ninguém mais perde tempo ligando para o motorista, esperando que ele atenda para saber a localização do veículo, tampouco em caso de um congestionamento. Com o monitoramento, essas informações são automáticas, possibilitando replanejar a rota rapidamente, ou, antecipando a solução de um problema que poderia causar o atraso da entrega.

    Segurança – O nível de assaltos nas estradas brasileiras é alto, por isso com essa tecnologia, o trajeto é acompanhado em tempo real, e a equipe perceberá se houver qualquer desvio da rota planejada, dando mais tempo para ações de contenção, ou envio de auxílio.

    Proporcionar aos clientes soluções inteligentes que buscam prevenir problemas, maior segurança e garantia de que a carga seja entregue conforme o planejado, é criar vantagem para o seu negócio se diferenciar em um mercado competitivo. Tanto a empresa quanto os clientes se beneficiam das tecnologias para rastreamento de carga.

    É importante que gestores de logística estejam atentos às últimas inovações e à eficiência que elas proporcionam, aplicando-as sabiamente na empresa em que trabalha.

    Por isso, caro leitor, conte com a Aware Logistics para ter soluções especializadas em Gestão e Automação para embarcadores e transportadoras, tendo o melhor monitoramento em tempo real das suas entregas. A Aware conta com um know-how para atender e tornar ainda mais eficiente o seu processo logístico de transporte de ponta a ponta. Clique aqui para saber mais.

     

    Mayara Silva Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

    marca-aware

    “Nunca se esqueça de um cliente;
    e nunca deixe que um cliente esqueça você.”
    – Walter Reuther

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Facebook
    Instagram
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Principais desafios da logística e como superá-los

    23/05/2022

    Muitas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, acabam enfrentando alguns desafios em relação à logística, afetando drasticamente a sua produtividade e rendimento. Assim,

    Logística

    Gargalos logísticos – o que são e como solucioná-los?

    28/01/2022

    Se você trabalha ou minimamente conhece sobre logística, vai concordar comigo que gargalos logísticos merecem grande importância, pois quando não tratados, comprometem a receita do

    Logística

    Como melhorar a gestão da cadeia de suprimentos?

    06/06/2022

    Com a rápida modernização e digitalização em todos os setores comerciais, a logística não ficou de fora. Um gerenciamento da sua cadeia de suprimentos sempre

    Logística