Os avanços tecnológicos dos últimos anos proporcionam cada vez mais controle e automatização dos processos logísticos. Mas, afinal, o que o futuro nos reserva para esse setor?
Como em qualquer outro segmento, o mercado tem evoluído muito quando falamos em tecnologia. Cada vez mais a internet e automatização fazem parte dos processos, o que inclui também o setor logístico. Além disso, graças aos principais debates do momento, a sustentabilidade também vem forte em todos os setores e em diferentes tipos de empresas e indústrias.
Hoje, separamos 5 tendências de logística para 2023. Confira!
1. Logística sustentável
Não há mais tempo e não temos um planeta reserva, pensar nas causas ambientais é urgente para todas as esferas da sociedade, o que inclui o setor logístico. Assim, essa tendência vem para repensar os processos logísticos e incluir práticas mais ecológicas em todas as etapas.
Dessa forma, em 2023 essas práticas estarão em alta, inclusive, o uso da tecnologia para reduzir os impactos ambientais. Tecnologias que permitem o uso consciente de recursos, como os combustíveis fósseis, a logística reversa e o uso de embalagens mais sustentáveis estarão em alta nos próximos anos.
Ou seja, a ideia é incluir a ecologia para reestruturar os processos logísticos, começando pelo armazenamento, até o transporte ao destino final.
2. Internet das Coisas (IoT)
A IoT permite um maior controle das máquinas industriais, especialmente pelos celulares. Em outras palavras, é o controle logístico na palma das suas mãos! O conceito permite o monitoramento de todos os processos em tempo real, o que traz mais controle e facilita a gestão logística em todas as etapas.
3. Rastreio inteligente
A Internet das Coisas proporciona uma série de avanços, e um deles é o uso de sensores empregados para um rastreio mais inteligente. Ou seja, em 2023 esses dispositivos estarão em alta para o total controle do status dos objetos. Assim, é possível rastrear desde o armazenamento até a entrega ao consumidor final.
Atualmente, a tecnologia já é utilizada, especialmente em cargas de alto valor. Contudo, a tendência é que no próximo ano ela seja utilizada em outros tipos de carga também.
4. Logística 100% automatizada
O avanço tecnológico permite que a logística seja cada vez mais automatizada. Ou seja, entre as tendências destacamos a inclusão de máquinas que conferem mais produtividade aos processos e que reduzem o trabalho manual.
Assim, softwares que registram entrada e saída de itens automaticamente estarão em alta, entre outras tecnologias que permitem a automatização.
5. Indústria 4.0
Por fim, temos esse conceito, que tem revolucionado a forma como indústrias fabricam e distribuem seus produtos. A indústria 4.0 inclui a automação de processos, armazenamento de dados em nuvem, além do uso da tecnologia para a adequação sustentável. Afinal, além de incluir a inovação, esse conceito engloba também o desenvolvimento em conjunto com a natureza.
Caro leitor, para saber como a Aware pode ser seu parceiro logístico eficiente e como levar os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa, é só clicar aqui e conversar com quem é referência em solução logística descomplicada
Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

“Ganhar não é a coisa mais importante do mundo.
Mas querer ganhar é.”
– Vince Lombardi