Como criar uma logística eficaz para o seu negócio

logistica

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    Em algum momento da sua carreira você já ouviu falar em logística, mas sabe, de fato, o que é e quais processos estão envolvidos? A logística envolve tanto o planejamento, quanto a execução e o controle da distribuição de produtos, assim como a movimentação e o armazenamento dos mesmos. Portanto, a logística é um pilar fundamental para que o seu negócio obtenha sucesso por meio de um bom planejamento e organização, conseguindo alcançar destaque no mercado.

    Neste contexto, separamos algumas dicas para implementar a logística no seu negócio:

    Planeje previamente seu estoque

    Uma boa gestão de estoque consiste na venda, armazenamento e entrega, movimentando o ciclo da mercadoria. Assim,  é possível prever se precisará de reposição e também potencializará o atendimento de seu cliente, possibilitando uma gestão controlada e organizada.

    Crie mapas de entrega e rotas

    Este é um fator essencial no planejamento da logística. Combinar recebimentos e envios, fazer entregas com veículos maiores e conectar rotas, se torna uma grande e necessária solução operacional, que traz generosos retornos para a área, inclusive na parte financeira de seu negócio.

    Faça parcerias

    Construir pontes com empresas do mesmo segmento que o seu, potencializa sua competitividade no mercado. Você já pensou na ideia de fazer parcerias para ter um maior poder de alcance? Ou para aumentar sua produtividade?  Com o aumento da demanda, por exemplo, você aumenta seu poder de  barganha sobre seu fornecedor. Este foi só um exemplo dos diversos benefícios que a parceria traz para seu negócio, por isso ela se mostra tão necessária para a alavancagem de sua empresa.

    Busque investir em sistemas de gestão

    Ferramentas automatizadas são aliados poderosos na organização de suas atividades. Com elas, é possível ter uma visão estratégica da área, integrar equipes e conseguir maior assertividade nos processos e planos de ação.

    Mapeie seus processos

    Só conseguimos resolver um problema quando ele é encontrado. Mapear seus processos, padronizar suas tarefas, além de eliminar gap’s que podem interferir negativamente em sua gestão. 

    Claramente, a logística tem forte influência em toda a sua área operacional. Independente do ramo de seu negócio, um planejamento eficaz aliado a uma boa gestão, se tornam primordiais para que se tenha um bom andamento e retornos positivos. A empresa que consegue identificar e eliminar seus problemas se sobressai, conquistando vantagem competitiva e se tornando mais forte, podendo até sobreviver à crises.

    Portanto, se seguir por este caminho, evidentemente seu negócio será mais produtivo e partirá para uma posição de destaque no mercado. Se essa reflexão se encaixa no seu cenário e enxerga oportunidades de melhoria na sua operação, mas não sabe exatamente como identificá-las, recomendamos que busque profissionais especializados, que tragam práticas efetivas do mercado, pensadas exatamente na sua realidade. A Aware Logistics , por exemplo, oferece uma análise da sua operação, sem compromissos ou custos, apontando pontos de atenção e oportunidades de melhoria para atingir melhores resultados com o menor investimento, para que o seu negócio atinja resultados antes nunca obtidos sem que precise de maiores esforços para isso. Sucesso em sua jornada!

    Artigos Relacionados:

    Como ter gestão em tempo real da sua entrega last mile?

    04/07/2022

    O setor de logística e transporte tem investido cada vez mais em tecnologia para melhorar a eficiência em diversos processos ao longo dos últimos anos.

    Logística

    Você sabe o que é cadeia de suprimentos?

    02/12/2021

    Entenda como
    aA logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes.

    Logística

    Logística, o que é?

    13/12/2021

    Entenda como
    aA logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes.

    Logística