Como ter gestão em tempo real da sua entrega last mile?

Last mile e gestão em tempo real

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    O setor de logística e transporte tem investido cada vez mais em tecnologia para melhorar a eficiência em diversos processos ao longo dos últimos anos. Não é à toa, por exemplo, que a comunicação com o motorista em rota mudou. Esse era um processo que colocava em “cheque” a vida do motorista que se preocupava em atender a ligação, ou em dar um retorno caso visse uma chamada perdida. Por essa razão, houve a necessidade de aperfeiçoar a gestão e o monitoramento da entrega last mile.

    Confira no artigo abaixo como ter mais controle sobre a logística de entrega e em tempo real da sua empresa.

    First, middle e last mile: como diferenciar?

    Primeiro de tudo, você sabe qual a diferença entre essas etapas no transporte? Entender essas diferenças é fundamental para otimizar o processo logístico de entregas.

    • First-mile

    Essa é a primeira fase do processo de transporte de mercadorias. Geralmente, trata-se do transporte intercontinental, realizado pelas vias marítimas para transferir itens de um fabricante até os Centros de Distribuição de outros países;

    • Middle-mile

    O middle-mile se refere ao transporte intracontinental, ou seja, aquele que geralmente é feito pelas vias aéreas ou rodoviárias, por exemplo, redes de varejo, atacadistas ou distribuidores transportam itens dos Centros de Distribuição até os Centros de Transbordo (onde ocorre o “cross docking”, que é feito a partir da identificação e da transferência de pedidos para rotas determinadas de entrega e de distribuição).

    • Last-mile

    Por fim, esta é a última fase do transporte, pois os itens são direcionados para as entregas, a fim de que cheguem aos destinatários finais, clientes que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Esta etapa é muito importante, pois trata diretamente o conceito da satisfação e confiança do cliente no seu negócio.

    A importância do last mile

    O last mile, ou “última milha” em tradução livre do inglês, é a última etapa na jornada de compra do cliente, é quando a encomenda sai do centro de distribuição (CD) para o endereço do destinatário, é também onde estão os pontos cruciais para se conquistar e fidelizar clientes. Por ser considerada a mais importante e crítica etapa de todas, a última milha exige atenção mais do que especial a fim de se evitar erros e falhas que podem prejudicar todo o sucesso da sua operação comercial e logística.

    O last mile, uma das 7 tendências na logística, é muito mais do que rastrear e monitorar a entrega em tempo real, é o momento que mais se relaciona com a confiança do cliente, devido ao nível de transparência. 

    Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o Digitalks, diz que 59% dos clientes não voltariam a comprar de uma loja na qual tiveram um problema, e 36% nunca mais compraria com a marca que atrasou na entrega.

    Perceba o grande desafio que é para as empresas monitorarem esta etapa da entrega, principalmente, quando não há muita tecnologia disponível em seu processo logístico, mas neste artigo, iremos explicar a importância do controle das entregas em tempo real. 

    Por que acompanhar a entrega em tempo real no last mile?

    Estratégia, agilidade e produtividade, são três almejadas qualidades fundamentais para uma das etapas consideradas mais caras da logística, e que ainda pode comprometer uma grande fatia do orçamento.

    A importância de acompanhar esta etapa da entrega, tem como objetivo reduzir gastos e melhorar a prestação de serviços ao cliente. 

    O software para last mile reduz os custos operacionais e realiza toda a gestão desta etapa, possibilitando para a tendência mais promissora de 2022, apostar num processo de entrega menor e ter tempo de folga para planejar uma estratégia de venda mais agressiva.

    O que não pode faltar num software para last mile?

    Agora que você já sabe a importância da última milha, veja algumas funcionalidades que não podem faltar em uma plataforma especializada em last mile.

    • Torre de controle – A torre usa a tecnologia para atualizar informações de forma automatizada, com rastreabilidade e padronização. Consiste em uma central que integra e dá visibilidade a todas as informações para gerenciar os processos logísticos.

    • Roteirizador – A roteirização é o processo de definição de trajetos/rotas para que as entregas ou coletas sejam realizadas de forma mais eficiente, no menor tempo, com o menor custo, além de planejar a rota a partir de diferentes finalidades e particularidades. Como: criar roteiros de acordo com o tipo de carga, disponibilidade do cliente, jornada de trabalho do motorista, entre outros.

    • Integração com sistemas – O software de last mile precisa “conversar” com outros sistemas, como ERP.  Porque o objetivo dessa integração entre os sistemas é diminuir os problemas de erros de lançamento e automatizar tarefas. O compartilhamento de informações permite que os setores trabalhem de forma mais colaborativa e alinhada, compartilhando estratégias que sejam mais eficazes para todos, além de representar um menor custo para a organização em diversos níveis operacionais. 

    • Plataforma em nuvem – Um SaaS de logística é um sistema baseado em nuvem, não necessitando de processos complexos para implantação e manutenção. Pelo fato da tecnologia necessitar apenas de acesso à internet, permite visibilidade de qualquer lugar do mundo e tem como benefício acompanhamento em tempo real, oferecendo um maior controle da operação e auxílio na tomada de decisões para os gestores.

    Saber o quão essenciais são essas questões para o dia-a-dia de operações, te auxilia a minimizar erros comuns, como: atrasos nas entregas e clientes ausentes. Por isso, a gestão em tempo real é uma forte aliada para superar os desafios destes novos tempos, e dominar esse conceito pode ser o diferencial entre ser mais um e superar os seus concorrentes no mercado.

    Como fazer uma boa gestão em tempo real da sua entrega?

    A gestão em tempo real diz respeito ao uso de soluções e sistemas de gestão empresarial que possibilitam observar a situação atual do seu negócio. Confira algumas vantagens que tornam o seu negócio mais competitivo por meio da coleta e análise de dados.

    • Otimização das atividades – Se antes algumas tarefas eram realizadas de forma manual e, consequentemente, levavam um maior tempo para serem feitas, agora é possível automatizá-las, para assim, garantir que elas estejam funcionando de forma mais ágil e com menor índice de erros. Veja como tornar seu processo mais automatizado, reduzindo erros e retrabalho neste artigo.

    • Redução de erros – Com a gestão de tarefas em tempo real, quando alguma situação ocorre de forma atípica, é esperado uma ação rápida para contorná-la. A plataforma pode disparar ou sinalizar alertas de atenção, para uma tomada rápida de decisão e realizar a manutenção necessária.

    • Comunicação interna ágil – Como mencionado acima, a integração entre sistemas possui um forte impacto na rotina de uma empresa. Tornar essencial a troca de informações entre os setores, bem como manter uma comunicação aberta e eficiente internamente, é fundamental para um fluxo claro e isso somente é possível com o auxílio da tecnologia, que permite a ação conjunta de diferentes atores.

    • Análise de dados eficaz – Coletar, armazenar, tratar e analisar as informações da organização, é outro ponto importante que a gestão em tempo real possibilita. Ter a certeza do que está acontecendo com a operação baseada em dados, garante maior certeza aos gestores para atuar com maior precisão sobre a realidade do momento do negócio.

    • Estratégias proativas ao invés de reativas – Outra vantagem é poder agir de forma proativa, baseando-se na análise de dados, principalmente se você estiver avaliando dados mensalmente. Isso te dá a chance de identificar e agir, por exemplo,se for observado uma queda, ou desvio em algum ponto da operação e evitar danos irreparáveis.

    Por mais que o last mile, como mencionado, seja ainda uma das partes mais caras da entrega, o retorno de investir em um software de gestão de entregas garante um resultado amplo, pois traz mais segurança, agilidade, economia e satisfação do cliente. 

    Se você deseja aumentar a eficiência em suas entregas, o TAS é o sistema de gestão e automação logística de transporte para embarcadores e transportadores da Aware Logistics. Com o nosso sistema a sua empresa pode monitorar todas as viagens em tempo real, saber a localização precisa da sua carga, e ficar informado quando a entrega é finalizada. Além de ter o módulo Business Intelligence, que permite o monitoramento do seu fluxo logístico, foco nos pontos críticos e insights para tomada de decisão e melhoria no processo. 

    Tudo isso pra você ter a melhor experiência da automatização de processos, garantindo a produtividade e a redução de custos da sua operação!

    Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência em solução logística descomplicada clicando aqui.

     

    Mayara Silva Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

    marca-aware

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa.”
    – Abraham Lincoln

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Facebook
    Instagram
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Sistema TAS de logística: o que é, como funciona e benefícios

    30/05/2022

    A logística é um setor desafiador para grande parte das empresas devido às suas etapas e à quantidade de colaboradores envolvidos no processo. Entretanto, tudo

    Logística

    4 dicas para obter mais lucros melhorando a logística da sua empresa

    24/10/2022

    O processo de aprimoramento da logística é essencial para garantir uma melhor performance operacional e até mesmo aumentar lucros, por isso deve estar sempre entre

    Logística

    Você sabe o que é cadeia de suprimentos?

    02/12/2021

    Entenda como
    aA logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes.

    Logística