E-commerce brasileiro e suas documentações

Declaração de conteúdo: tudo o que você precisa saber sobre

Declaração de conteúdo: tudo o que você precisa saber sobre

Apenas em 2022, o e-commerce brasileiro gerou a receita de US $49,2 bilhões. O crescimento desse mercado leva muitas empresas a expandirem seus negócios para o digital ou até mesmo começarem dessa forma. Entre as obrigatoriedades das vendas online temos a declaração de conteúdo, um componente fundamental para a logística de qualquer negócio que atue no e-commerce!

Esse tema gera uma série de dúvidas, por isso, esse post vai te explicar o que é a declaração de conteúdo, como fazer, como colocar na embalagem e mais. Boa leitura!

Declaração de conteúdo: o que é?

A declaração de conteúdo é um documento que substitui a nota fiscal, nos casos em que ela não é exigida. Dessa forma, ela é exigida em remessas não comerciais como trocas e devoluções e em envios de microempreendedores individuais (MEI), desde que o comprador seja uma pessoa física.

Assim, a declaração de conteúdo serve como um controle sobre a procedência das mercadorias, além de contribuir para a fiscalização tributária da circulação de produtos no mercado brasileiro.

Dessa forma, cabe salientar que a declaração de conteúdo ou a nota fiscal são exigidas por lei em todas as operações envolvendo transporte de itens no Brasil. Seja por transportadoras privadas ou pelos Correios.

Como fazer a declaração de conteúdo?

A declaração de conteúdo é um documento bastante simples, no qual quem envia o item deve preencher o que é o produto, quantidade e também o seu valor. O preenchimento é realizado de forma digital pelo site dos Correios. O preenchimento à mão pode ser feito, mas é recomendável evitá-lo para garantir mais agilidade e menos erros nos seus processos.

O documento deve, obrigatoriamente, conter as seguintes informações:

  • Deve ser denominado como “declaração de conteúdo”;

  • Informar nome, CPF e endereço do remetente e destinatário;

  • Especificar o conteúdo: discriminação, valores, peso e quantidade.


Como fazer declaração de conteúdo para transportadoras?

Boa parte das transportadoras privadas não aceitam envios apenas com a declaração de conteúdo, ou seja, é preciso emitir nota fiscal. Por isso, é preciso conferir as regras com cada transportadora para evitar dores de cabeça no momento do envio.

MEI pode enviar produtos sem nota fiscal?

Sim! O microempreendedor individual pode vender produtos sem emitir nota fiscal, desde que o comprador seja uma pessoa física. Ou seja, em vendas para outras empresas, é preciso emitir. Já para pessoas físicas, é possível enviar a mercadoria apenas com a declaração de conteúdo.

Como a declaração de conteúdo deve ser colocada na embalagem?

A declaração deve ser fixada do lado externo da embalagem, de forma que a denominação “declaração de conteúdo” esteja visível e seja facilmente identificada.

O mais recomendado é dobrar a declaração duas vezes e colocá-la dentro de um saco plástico, para que chegue intacta ao local de destino. As informações sobre remetente e destinatário devem estar visíveis e o saco pode ser preso com uma fita plástica transparente na embalagem.

Para isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e obtenha os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa, pois somos referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Nós temos de nos forçar a aprender o tempo todo….”
– Sônia Hess

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn

Artigos Relacionados:

Tabela de frete: saiba como montar

05/12/2022

O setor logístico é responsável por uma série de atividades e uma delas é traçar estratégias para gerenciar os preços de entrega para o cliente.

Logística

Principais desafios da logística e como superá-los

23/05/2022

Muitas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, acabam enfrentando alguns desafios em relação à logística, afetando drasticamente a sua produtividade e rendimento. Assim,

Logística

Logística sustentável: o que é e a importância para as empresas

19/12/2022

A logística é um dos setores mais importantes para as empresas. Quando falamos em atribuir a sustentabilidade a esses processos, significa incluir práticas mais ecológicas

Logística

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯



    awarelog