A maior parte das empresas tem um boom nas vendas no período de final e início de ano.
Com isso, as transportadoras podem observar sua demanda duplicar e até triplicar neste momento, afinal, dezembro é a época de maior consumo do mundo.
Por isso, saiba como preparar a sua transportadora para essas demandas.
Continue a leitura e confira algumas dicas!
Previsão de demanda
Certos períodos do ano são capazes de modificar a demanda, e o final de ano é um desses momentos. Com o comércio aquecido em quase todos os nichos, é comum que as transportadoras sejam mais procuradas nesse período.
A previsão de demanda é uma estratégia que serve para as transportadoras estimarem o número de pedidos e, com isso, controlar melhor as entregas. Além disso, com um maior número de entregas, a previsão de demanda também ajuda a definir melhor as rotas de distribuição, economizando tempo e recursos.
Mas, afinal, como fazer essa previsão de demanda?
As empresas podem se antecipar por meio de registros dos anos anteriores deste mesmo período e assim fazer uma estimativa. E, claro, existem soluções tecnológicas no mercado que permitem estimar automaticamente essa demanda e preparar a empresa para atender.
Integre setores e processos
São muitos processos envolvidos por trás de uma “simples” entrega. Tudo começa pela separação do item, recebimento no centro de distribuição, planejamento das rotas e, por fim, a chegada ao destino final. O sucesso dessas e outras etapas dependem da integração dos setores da transportadora e também dos seus processos.
Ou seja, muito antes da entrega, o time comercial está responsável por orçamentos, contratos e demais acordos com os clientes. Já no setor logístico, é preciso cumprir o prazo de entrega, evitando atrasos por sobrecarga. Para isso, é extremamente importante que todos os setores estejam de acordo e em constante comunicação.
O trabalho em conjunto e em harmonia muitas vezes é subestimado, mas é um fator crucial para os períodos de altas demandas. A boa notícia é que um software de gerenciamento e compartilhamento de informações ajuda a tornar esse processo mais rápido e integrado de verdade.
Abra espaço para os pontos de melhoria
Em tempos de demandas altas, certamente podem aparecer pontos que precisam ser melhorados. Nesses momentos, é preciso evitar colocar essas questões para “debaixo do tapete” e focar na abertura que leva à resolução. Dessa forma, o papel do gestor será fundamental para receber informações sobre possíveis gargalos e atuar em conjunto com o time para as melhores.
Por isso, há algumas medidas que podem ajudar as transportadoras em tempos de altas demandas:
- O gestor deve acompanhar de perto a rotina de trabalho, com o objetivo de observar possíveis problemas e atuar imediatamente para resolver;
- A empresa deve ter um canal direto para a comunicação, no qual os colaboradores podem e devem comunicar problemas e dificuldades com a alta demanda;
- Uso de tecnologia para otimizar os processos e automatizar processos manuais.
Para isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa, é só clicar aqui e conversar com quem é referência em solução logística descomplicada
Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

“O sucesso nas vendas é o resultado de disciplina, dedicação e sacrifício.”
– Thomas Roy Cromwell