CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    A evolução da Logística, muita coisa mudou desde o começo do século XX até os dias atuais, mudanças que vem fazendo toda a diferença nos processos logísticos corporativos.

    A logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes, buscando sanar suas carências e desejos como diferencial para a competitividade. A evolução para a logística moderna busca ligar todos os aspectos do processo: integração de setores da empresa, prazos e formação de parcerias com fornecedores e consumidores, no intuito de satisfazer as preferências e necessidades dos clientes finais. Claramente, ligado a essa ideia de satisfação, também existe a intenção de se beneficiar obtendo mais lucros e se consolidando ainda mais no mercado.

    Qual é o propósito da logística ?

    O propósito da logística é fornecer serviços ou produtos no momento e no local esperados pelos clientes. A implementação das práticas dos processos logísticos é um dos maiores desafios das empresas na concorrência mundial. Vemos que, nos dias atuais, a logística tem se transformado, é clara a ideia de que a logística não é mais apenas uma área operacional que se preocupava somente com a entrega dos produtos, mas se tornou uma área de intenso planejamento, que busca reduções nos processos internos. Entretanto, a logística não surgiu nos tempos atuais, antes de Cristo já existiam práticas logísticas, apesar do estudo não obter relevância ou predominância como merecia.

    Quando começou a evolução logística ?

    O começo da evolução logística surge apenas no período de 1950 à 1970, muitos anos após surgirem questionamentos de alguns mestres da área do marketing, depois de reivindicarem a importância da logística, que até aquele presente momento, a visão dos gestores era muito pequena diante da sua real importância. Naquele tempo, o foco era voltado somente para a venda, o que claramente traria desvantagens no processo.

    Conforme a logística foi se desenvolvendo, surgiram novos ramos da área, um exemplo claro é o supply chain, que se deu devido a evolução da logística. Esta evolução está diretamente ligada do ponto de fornecimento até o cliente final, o que mostra que, ao mesmo tempo em que a logística se empenha nas questões ligadas à intralogística, distribuição e movimentação interna, o supply chain é encarregado de executar a pontuação das questões externas. 

    Gestão logistica e fluxo de logistica

    Os principais pontos da cadeia de suprimento são:

    O benefício competitivo não deve ser entendido olhando uma organização como um todo. Ele deriva das diversas e discretas atividades que uma empresa executa:

    Todas as atividades citadas acima contribuem para a posição de custo relativo da empresa, ao mesmo tempo que criam e fortalecem o pilar para a diferenciação. A cadeia de valor apoia a organização nas atividades relevantes de forma estratégica, onde se entende o comportamento dos gastos, como também as fontes de diferenciação que existem ou possuem forte potencial competitivo. Uma empresa obtém vantagem competitiva quando executa as atividades relevantes a custos menores e com melhor desempenho do que sua concorrência.

    Deste modo, a importância da logística se dá pelo fornecimento das bases para que se obtenha um bom planejamento estratégico dentro da organização. Este aspecto proporciona grande diferencial na competitividade da empresa no mercado de trabalho, afirmação bastante reforçada pelos especialistas em marketing e gestão empresarial. Para que um negócio se destaque e se mantenha à frente na concorrência, é crucial que se obtenha um bom planejamento logístico.

    Se você vê possibilidades de melhoria em sua operação, mas possui dificuldades em aperfeiçoá-los, trazemos a recomendação de procurar profissionais que tragam as técnicas do mercado mais eficazes, pensadas na realidade atual que os seus processos e  desafios se encontram. A Aware Logistics, por exemplo, dispõe sem qualquer compromisso ou custo, um estudo do seu caso para apontamento das oportunidades de melhoria e pontos de risco de seu negócio, para que seja possível alcançar melhores resultados com o menor investimento e esforço possível. Com sistema Automação simplificada do seu sistema de gestão da logística TAS (Transportation Automation System)

    Artigos Relacionados:

    Notas fiscais de transporte: tudo o que você precisa saber!

    05/09/2022

    O transporte de cargas envolve algumas burocracias que devem ser seguidas com exatidão, caso contrário pode-se resultar no pagamento de multas administrativas e até mesmo

    Logística

    Logística, o que é?

    13/12/2021

    Entenda como
    aA logística surgiu e se desenvolveu devido a importância da diminuição de custos nas empresas e na necessidade de atender as dores dos clientes.

    Logística

    Planejamento de entregas: uma opção para quem quer economizar tempo e dinheiro

    21/11/2022

    Quando falamos em realizar as operações logísticas de forma eficaz e com a melhor performance possível, existem vários critérios que podem contribuir para isso quando

    Logística