CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    Entenda conceitos de logística, sua importância e muito mais.

    Num mercado onde tudo está cada vez mais acirrado, não economizar esforços e investir num planejamento que envolva administração de recursos financeiros, materiais, de pessoas e informações, é de grande relevância para obtenção de melhores resultados e maior lucratividade, por isso a logística deve ser tratada como prioridade e atenção.

    Se você pesquisar no google o que é logística, aparecerão inúmeros resultados e talvez, cada um deles com uma definição diferente, porque o conceito de logística se apresenta de maneiras diferentes na mente das pessoas e nas diversas atividades que desempenhamos no dia a dia.

    Por exemplo, sabe quando você combina um passeio com seus amigos? E vocês se programam sobre o que levar, onde irão se encontrar, como irão chegar até o local, etc? Todo esse planejamento é pura e simplesmente logística.
    Com o significado hoje muito mais amplo, a palavra de origem grega, que define logística como a habilidade de cálculo e de raciocínio lógico, agora envolve toda a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.

    O que é logística?

    Entendemos como logística, um conjunto de métodos que visa satisfazer a demanda dos clientes com o menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. No entanto, o conceito de logística foi ampliado para abranger conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

    Diante tantos meios de finalidades, as atividades foram agrupadas em:

    • Previsão de demanda
    • Cadeia de suprimentos
    • Gestão de estoques
    • Transportes modais e intermodais
    • Armazenagem
    • Planejamento de distribuição
    • Fidelização de clientes

    Conceito de Logística Empresarial

    Com o objetivo de melhorar a qualidade da operação dos negócios, a logística empresarial tem foco na experiência do cliente e na redução de custos e, atende a necessidade de organizar de forma sistemática as etapas que envolvem o processo de produção.

    Nas operações do dia a dia das empresas, ela envolve conceitos-chave como: cadeia de suprimentos (supply chain), gestão de frotas, jornada dos motoristas, gestão de estoque, modais de transporte, contato com fornecedores, etc. A aplicação da logística empresarial acolhe empresas dos mais diferentes portes e segmentos que desejam alcançar um diferencial competitivo neste mercado que está cada vez mais complexo.

    Conceito de Logística Integrada

    Os profissionais de logística integrada nas empresas são responsáveis por planejar, implementar e controlar todas as etapas, tornando os processos mais simples e ágeis, prevenindo falhas e aumentando a eficiência. Esse é um trabalho extremamente importante quando pensamos no contexto atual de mercado.

    De acordo com o próprio nome, ela representa a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final e, esses processos são integrados à sistemas que aumentam a eficiência dessas ações empresariais e melhoram seus resultados, oferecendo o melhor para o consumidor que se mostra cada vez mais exigente por qualidade, bons preços e atendimento personalizado.

    Conceito de Logística Reversa

    Enquanto a logística comum visa um conjunto de estratégias para entregar os produtos da forma mais barata e ágil possível, a reversa planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno desses bens produzidos após a sua venda. Apesar de ser uma prática lucrativa, os olhos da logística reversa estão voltados principalmente para a sustentabilidade ambiental.

    De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), a logística reversa é um conjunto de estratégias e ações para recolher os produtos utilizados de forma mais barata, ágil e sustentável possível, sem causar danos ao meio ambiente.

    Visto que “na natureza nada se perde, nada cria, tudo se transforma”.

    Mais uma vez, vemos aqui a logística aparecendo como um setor a ser explorado para a redução de custos, otimização de processos e estimuladora do bom relacionamento com o cliente de forma eficiente e, que testar para aprimorar soluções com sistemas de gestão inteligente, significa investir em uma melhor experiência para eles e, consequentemente, em maior crescimento do seu negócio.

    Por que a Logística é importante?

    Num cenário empresarial, é imprescindível uma estruturação das bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Para que o seu negócio se destaque diante da concorrência, num cenário mais globalizado, empresas tendem a buscar por mais agilidade nos seus processos de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.

    A integração com os demais setores aprimoram a comunicação desses processos e, como decorrência, é possível atingir metas estipuladas e melhorar os resultados financeiros, por isso é tão importante que as empresas estejam preparadas para atender às expectativas dos seus clientes, conquistando mais espaço no mercado por meio de seus produtos e serviços com qualidade, cumprindo prazos e aumentando suas margens de lucro.

    Muitos fatores são importantes para para essas conquistas no mercado e, investir em uma gestão logística eficiente, com certeza é uma delas.
    Não importa se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, investir num ótimo planejamento logístico para evitar o fracasso em tempos onde a concorrência é feroz é primordial.

    Arrisco dizer que não é possível alcançar crescimento e desenvolvimento econômico, sem que se alcance o desenvolvimento da logística. Quando praticada de forma eficiente, possibilita por exemplo, que um país aumente sua capacidade de produção, invista na correta distribuição e, contribua de maneira efetiva, para a diminuição da desigualdade, aumentando a capacidade dos produtos chegarem às populações mais carentes e aos lugares mais distantes e de difícil acesso.

    De maneira geral, quando considerada de forma estratégica, ela aumenta e melhora a filosofia de – produto certo, no lugar certo, na quantidade, momento e preços certos -, pois isso faz com que os recursos tenham mais durabilidade, tratando-se de suprimentos, que o transporte seja mais vantajoso com relação em agregar independência e agilidade nos atendimentos dos seus clientes, seja com uma frota própria, ou terceirizada.

    Não esqueçamos que a tecnologia oferece inúmeros benefícios e oportunidades quando se trata de cadeia de suprimentos e logística, incluindo análise avançada de dados, escalabilidade, segurança de dados, redução de custos, integração de múltiplas plataformas, rastreamento em tempo real e procedimentos automatizados.

    Neste caso, se você caro leitor, está planejando implementar um software gestão logística, a Aware oferece uma plataforma que conecta, organiza e gerencia sua relação transportadoras, hubs de coleta, viagens, controles de custos e muito mais. Se deseja saber mais, converse com nosso especialista clicando aqui.

    Ah! E fique atento aos próximos artigos, pois o que não faltará aqui serão assuntos sobre o que é logística, pois como pode perceber, é só o início 😉

    Mayara Silva
    Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

    “Seja a mudança que você
    quer ver no mundo.”
    – Dalai Lama

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Mapeamento de processos logísticos: entenda sua importância

    01/08/2022

    A maioria dos problemas que envolvem a produtividade, e com isso, diminuem a eficiência dos processos de operações estão relacionados a pontos específicos que dificultam

    Logística

    Como a alocação de frotas pode otimizar sua operação logística?

    07/11/2022

    Gestores que se responsabilizam pela correta alocação de frotas sabem que esse processo é fundamental para otimizar a operação logística dentro de empresas desse segmento.

    Logística

    KPIs logísticos: conheça os principais indicadores de desempenho

    15/08/2022

    Os Indicadores-Chave de Desempenho, na sigla em inglês, Key Indicator Process (KPIs), são um conjunto de métricas que ajudam a entender o seu negócio com

    Logística