O que é gerenciamento de riscos e como ele pode ser útil para a sua transportadora?

Gerenciamento de riscos e Transportadoras

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    Diante das diferentes dificuldades que podem ocorrer nos processos de transporte, as empresas devem ter atenção aos planejamentos que permitam garantir mais eficácia e fugir de vários riscos do processo.

    Para isso, existe uma estratégia chamada gerenciamento de riscos, etapa importante e fundamental para minimizar problemas que esse segmento enfrenta.

    Confira esse conteúdo para entender o que é o gerenciamento de riscos e como ele pode ajudar sua transportadora!

    O que é o gerenciamento de riscos e porque ele é útil para transportadoras?

    O gerenciamento de riscos em empresas que lidam com transporte é uma estratégia que considera diferentes práticas e análises para reduzir vários problemas encontrados nesse segmento, evitando danos e prejuízos que afetam as operações e entregas até o cliente final.

    Gerenciar os riscos é importante porque funciona como uma prevenção de problemas internos e externos, sendo mais eficaz do que resolvê-los depois que já aconteceram. Assim, é possível reduzir perdas e custos resultantes de uma má gestão dos riscos.

    Existem vários fatores que fazem parte desse gerenciamento e vão muito além do carregamento e da entrega final, envolvendo também a segurança das cargas, questões ambientais, percursos realizados e monitoramento de todas as etapas.

    Confira abaixo os principais problemas acompanhados no gerenciamento de riscos:

    • Manutenções preventivas de veículos para reduzir custos de reparação e perdas;
    • Roubo de mercadorias durante o transporte, causando problemas financeiros para a empresa;
    • Danos nas mercadorias e possíveis extravios, gerando gastos com indenizações;
    • Multas e apreensões de carga devido às leis e regulamentações brasileiras ou ausência de documentações necessárias, como o CIOT, CT-e ou falta de cadastro no RNTRC.

    Como elaborar um gerenciamento de riscos?

    Para elaborar um gerenciamento de riscos eficaz e preventivo na empresa é essencial, antes de tudo, entender todos os procedimentos realizados e possíveis problemas que podem acontecer internamente e depois que os veículos iniciam o percurso propriamente dito.

    Ao identificar os pontos de atenção que possuem relação com seu caso, deve-se realizar um planejamento onde se identifiquem todas as soluções possíveis mesmo antes de problemas surgirem de fato e garantir que elas possam ser aplicadas quando necessário.

    Realizar esse mapeamento de riscos e soluções envolve possuir um bom sistema de gestão que permita acompanhar todas etapas, além de extrair dados através de relatórios intuitivos. Com base em informações concretas, todo o gerenciamento de risco pode ser aplicado de forma muito mais efetiva.

    Esses sistemas de gestão são soluções fáceis de serem implantadas e oferecem ferramentas funcionais para acompanhar seu processo logístico de ponta a ponta, como o de Business Intelligence, que oferece todas as vantagens em um painel intuitivo e que pode ser personalizado conforme suas necessidades.

    Outra parte importante desse processo, é acompanhar a eficácia das estratégias adotadas ao usar relatórios e dados concretos, sabendo assim o que precisa ser reformulado ou aprimorado para alcançar ainda mais eficiência na redução de problemas.

    Para alcançar todos esses benefícios da gestão de riscos, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

    Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de notícias para se manter atualizado sobre a área logística e um melhor desempenho para sua empresa!

    marca-aware

    “Divide as dificuldades que tenhas de examinar em tantas partes quantas for possível,
    para uma melhor solução.”
    – René Descartes

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Facebook
    Instagram
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Saiba como a consultoria gratuita da Aware pode otimizar sua operação logística

    16/05/2022

    A área de logística é complexa, havendo inúmeros fatores a serem considerados pelo empresário deste setor para garantir o sucesso de suas operações bem como

    Logística

    Logística agroindustrial: a importância da gestão logística

    11/02/2022

    Uma das primeiras ideias que vem à mente quando alguém fala em agronegócio é imaginar um campo quilométrico de plantações, no entanto, o agronegócio não

    Logística

    Outsourcing na logística: fortaleça o desenvolvimento do seu negócio

    11/07/2022

    Graças a globalização, empresas de todos os portes estão abraçando a ideia de delegar tarefas e processos em diversos setores — não apenas na logística

    Logística