Outsourcing na logística: fortaleça o desenvolvimento do seu negócio

Terceirização e crescimento

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    Graças a globalização, empresas de todos os portes estão abraçando a ideia de delegar tarefas e processos em diversos setores — não apenas na logística — e isso vem dando muito certo, pois além de agilizar os processos, é uma forma de economia dentro do negócio.

    Por isso, gestores estão garantindo entregas mais qualificadas, reduzindo custos e melhorando indicadores de desempenho através das vantagens oferecidas na implantação do outsourcing.

    Confira neste artigo o que é o outsourcing na logística e por que ele vem dando tão certo fortalecendo o desenvolvimento de empresas.

    Diante de um cenário onde a internacionalização de negócios e o aumento do fluxo de trocas comerciais, têm sido alguns dos efeitos da globalização, as empresas não têm “se dado o luxo” de continuar com a mesma estratégia. A busca pela melhoria tem sido contínua, e optar pelo outsourcing, tem sido uma das maiores tendências para atender demandas e especialização em áreas de grande necessidade interna.

    Outsourcing, ou terceirização (termo traduzido livremente do inglês), é quando uma empresa decide buscar por fontes alternativas para prestação de algum serviço.
    Este processo tem se tornado cada vez mais comum e importante para as empresas que buscam expertise e aprimoramento das atividades logísticas. Diferente da terceirização  — que busca investir uma parte do orçamento em serviços, como: limpeza, segurança, manutenção da infraestrutura, alimentação, entre outros  — o outsourcing é considerado um investimento em aspectos estratégicos da empresa.

    O que e quais são os serviços de outsourcing?

    O crescimento do outsourcing nos últimos anos é resultado de uma série de transformações no modelo de trabalho e mercado, como a própria flexibilização e o trabalho remoto. À medida que as empresas crescem e buscam expandir os negócios, proporcionalmente cresce a busca por soluções e estratégias que permitam um crescimento saudável da área de finanças.

    Uma das demandas mais frequentes de outsourcing se dá na contratação de profissionais da área de tecnologia da informação (TI), recursos humanos, contabilidade, vendas, atendimento e sucesso do cliente e logística.

    Esses serviços, em sua maioria, são algo fora do know-how principal da empresa, sendo desempenhadas tarefas mais voltadas ao suporte da atividade central do negócio. Isso acontece porque os custos para estruturar essas áreas tendem a ser muito altos, principalmente na logística, quando falamos de uma estrutura de armazéns ou da gestão de frota para a distribuição de produtos.

    Nesse sentido, o outsourcing tem como objetivo auxiliar na competitividade da empresa, oferecendo maior eficiência e agilidade nas operações, de forma que agregue valor ao produto final ou atividade final da empresa contratante. Vale destacar que o objetivo do outsourcing não é substituir ou suprir o objetivo inicial e principal da empresa.

    Nesse contexto, a implantação de serviços de outsourcing tem como objetivo otimizar os processos internos, direcionar de forma mais clara o fluxo de trabalho, tornando assim, a cadeia operacional mais eficaz, reduzindo custos e aplicando políticas dos diferentes setores alinhadas aos padrões do mercado. Tudo isso é conquistado sem haver perdas de conhecimento ou qualidade nos processos. Logo, as tomadas de decisão são mais assertivas.

    Consequentemente, por ser um tipo de terceirização estratégica, o outsourcing não busca apenas reduzir gastos, e implementá-lo de forma eficiente, agrega valor vital para o crescimento do negócio, ou seja: foco no lucro. Confira alguns dos tipos de serviços outsourcing.

    • Information Technology Outsourcing (ITO)

    Conta com especialistas e recursos suficientes para garantir a eficiência dos serviços de tecnologia, que são subdivididos em sistemas, infraestrutura, produto e desenvolvimento.

    • Business Process Outsourcing (BPO)

    Inclui processos administrativos financeiros, contábeis, folha de pagamento, suprimentos, jurídico e Governança, Riscos e Compliance (GRC). Fundamental para garantir o cumprimento das obrigações, assim como o compliance, governança corporativa e auditoria interna. Considerada a melhor maneira de otimizar a alocação de recursos e os investimentos para fazer o negócio crescer de forma sustentável com o menor risco possível, tendo um processo de gestão de pessoas eficiente e completo, mantendo a empresa produtiva e as equipes engajadas. 

    • Compras

    Procura analisar a demanda, encontrar os melhores fornecedores, antecipar tendências e realizar um balanço de compras e vendas para fazer aquisições estratégicas. 

    • Consulting

    Abrange os projetos de consultoria. Os especialistas analisam a situação da empresa e indicam os pontos que requerem melhoria para otimizar os resultados e a performance desejada. É importante entender que a consultoria é uma visão externa e esse é um dos grandes pontos positivos, porque possibilita um benchmarking de boas práticas. 

    • Logística

    Setor que demanda bastante controle, por isso, o outsourcing é uma boa opção caso sua empresa precise de um sistema de controle de estoque, de entregas, de saídas de entradas, mais específico. Este monitoramento, possibilita boas vantagens já que garante uma melhor visibilidade do processo de ponta a ponta.

    As vantagens de adotar o outsourcing na logística está sendo cada vez mais apontada como uma ótima solução em estudos realizados por gente que entende do assunto. De acordo com um artigo de Brandon Gaille, 46% das empresas citaram que sua principal razão para aderir o outsourcing, era reduzir os custos operacionais, com 12% desejando acessar recursos específicos. Nos tópicos abaixo, ele lista as razões pelas quais as empresas fazem outsourcing:

    • Reduzir ou controlar custos – 44%
    • Obter acesso a recursos de TI indisponíveis internamente – 34%
    • Liberar recursos internos – 31%
    • Melhorar o foco nos negócios ou no cliente – 28%
    • Acelerar a reorganização/transformação da empresa – 22%
    • Acelerar um projeto – 15%
    • Ter acesso a conhecimentos de gestão indisponíveis internamente – 15%
    • Reduzir o tempo de colocação no mercado – 9%

    Veja a seguir algumas vantagens que o outsourcing na logística proporciona:

    • Equipe qualificada

    Decidir terceirizar algum subsetor da logística pode melhorar a qualificação da empresa que fará a gestão da frota, por exemplo. Isso significa que não será necessário contratar diversas pessoas para garantir um nível de expertise alto em cada assunto.

    • Tecnologia especializada

    O mercado logístico e de frotas cresce a cada dia e as tecnologias conhecidas hoje já não serão as mesmas de amanhã. Todos os dias, softwares, hardwares e plataformas inovadoras surgem para otimizar ainda mais a gestão de frota e tornar os processos mais centralizados, digitais e garantir uma comunicação eficiente ao longo da cadeia.

    Porém, nem sempre a empresa contratante consegue investir nessas tecnologias e recursos. Por isso, faça uma boa pesquisa e contrate o serviço que te ofereça os produtos de acordo com o que o seu negócio precisa. Confira mais abaixo como!

    • Custos reduzidos

    Esse provavelmente é o principal fator para realizar o outsourcing na logística de uma empresa. Quando o serviço vem de forma terceirizada, é possível ter custos melhores, muitas vezes, é mais válido até substituir custos variáveis por custos fixos.

    • Garantia de qualidade

    Todo gestor está sempre em busca pelo melhor serviço, não é mesmo? Quando falamos em aplicar o outsourcing na logística, muitas vezes o maior medo é que a qualidade do serviço oferecido caia, ou que cause muito transtorno para implementá-lo. Para que essa preocupação seja contornada, basta escolher a empresa certa, fazendo uma pesquisa de mercado minuciosa e investindo nas opções com melhor reputação e expertise.

    Em suma, é possível dizer que implementar o outsourcing na logística oferece mais liberdade para o gestor realizar outras atividades do negócio e ainda obter vantagens como a ter maior controle e precisão das informações da frota e armazém.

    • Maior satisfação do cliente

    Contratar uma empresa especializada em realizar operações logísticas, é garantia de maior qualidade e agilidade na entrega dos produtos até o cliente final. Essa atividade merece uma atenção especial, já que a satisfação do cliente está diretamente ligada à competitividade, reputação e sucesso da sua empresa no mercado 😉.

    • Estrutura mais enxuta

    Que gestor não deseja uma operação “rodando redondinha”? Quanto mais enxuta e sem prejuízos é uma operação, mais eficiente e competitiva a empresa será. Existem modelos de outsourcing implementados na logística, que possibilitam à empresa não se preocupar em fazer grandes investimentos com estrutura física ou tecnológica.

    Contudo, antes de procurar uma parceria para a sua empresa, você precisa entender qual é exatamente a sua demanda. O que tem exigido mais investimento no momento? Segurança? Performance? Otimização de processos? Respondendo essas perguntas, você vai entender quais serviços e ferramentas priorizar e ter um norte por onde começar a procurar.

    Evitando a principal desvantagem do outsourcing

    A principal desvantagem do outsourcing não está diretamente relacionada ao modo de contratação, mas sim, em uma falha na escolha correta da mão de obra especializada.

    A contratação inadequada pode gerar riscos para o seu negócio ao se deparar com um conflito de interesses e até mesmo de falha na comunicação, mas isso é simples de resolver seguindo à risca esses 10 critérios essenciais para te ajudar na seleção de fornecedores.

    Caro leitor, como pode ver ao longo do artigo, existem diversas vantagens para a contratação do outsourcing na logística, e se você gostou de aprender mais sobre o que é e como ele pode beneficiar a sua empresa, aproveite para descobrir como a Aware Logistics é uma empresa focada em serviços e soluções especializadas em Gestão e Automação para embarcadores e transportadoras. A Aware conta com um know-how para atender e tornar ainda mais eficiente o seu processo logístico de transporte de ponta a ponta. Clique aqui para saber mais.

     

    Mayara Silva Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

    marca-aware

    “A arte de ser ora audacioso, ora prudente,
    é a arte de vencer.”
    – Napoleão Bonaparte

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Facebook
    Instagram
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Principais desafios da logística e como superá-los

    23/05/2022

    Muitas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, acabam enfrentando alguns desafios em relação à logística, afetando drasticamente a sua produtividade e rendimento. Assim,

    Logística

    Saiba como a consultoria gratuita da Aware pode otimizar sua operação logística

    16/05/2022

    A área de logística é complexa, havendo inúmeros fatores a serem considerados pelo empresário deste setor para garantir o sucesso de suas operações bem como

    Logística

    Sistema TAS de logística: o que é, como funciona e benefícios

    30/05/2022

    A logística é um setor desafiador para grande parte das empresas devido às suas etapas e à quantidade de colaboradores envolvidos no processo. Entretanto, tudo

    Logística