Planejamento logístico: o que é e como implementar

Planejamento e Gestão Eficiente

Planejamento logístico: o que é e como implementar

Ter uma boa gestão logística significa manter os processos de fluxo e armazenamento eficientes, iniciando no estoque até o consumidor final. Entretanto, para manter esse ritmo é preciso estabelecer algumas ações que auxiliem na organização e eficiência.

Desta forma, todo gestor precisa compreender e aplicar com eficiência o planejamento logístico, pois esse quesito vai muito além do conceito básico de logística. Nesse sentido, sem esse planejamento, uma empresa tende a perder grandes negócios.

Além disso, o planejamento logístico pode ajudar a reduzir custos, estabelecer metas e também definir os KPI de logística. Assim, com ações e metas pré-estabelecidas, as empresas têm mais chances de sucesso e desenvolvimento.

Pensando nisso, preparamos este post com a finalidade de auxiliar você a entender o que é e como implementar um planejamento logístico com eficiência.

Confira!

Afinal, o que é o planejamento logístico?

Podemos estabelecer o planejamento logístico como a definição de ações que a empresa deseja designar para entregar os produtos ao cliente, considerando todos os processos em cada etapa.

Além disso, o gestor precisa considerar todas as variáveis que envolvem essa área, como por exemplo, produção, armazenagem e entrega, para envolver nesse planejamento, como um meio de otimizar cada situação.

Assim, a principal finalidade é evitar erros e prejuízos, buscando sempre aumentar o rendimento e o lucro da empresa. É possível perceber o quão o planejamento logístico tende a ser importante para a corporação.

Vale lembrar que antes de dar início ao desenvolvimento do planejamento, é preciso ter alguns objetivos estabelecidos, como: missão, visão e valores, usando todos eles como base para o projeto.

Como implementar um planejamento logístico?

Em geral, para implementar um planejamento logístico é preciso seguir alguns passos para alcançar o sucesso. São eles:

1. Otimize a gestão de estoque

A princípio, para estabelecer um planejamento logístico eficiente, o primeiro passo que o gestor precisa fazer, é ter compreensão sobre esse setor de uma maneira estratégica e integrada, considerando a real situação da organização e do ambiente, para assim, conseguir satisfazer as necessidades dos consumidores.

Nesse sentido, para a eficácia do planejamento, é preciso ter todo um cuidado com o controle de estoque, tornando presente também, a necessidade do aproveitamento da tecnologia, além do uso dos recursos técnicos e humanos de maneira mais otimizada.

Assim, no planejamento logístico algo essencial é a gestão de estoque, pois, é possível estabelecer a quantidade de produtos para venda e a organização e facilidade no acesso dos itens.

Ou seja, manusear grandes quantidades de produtos estocados pode trazer alguns custos a mais de armazenamento e tornar esse trabalho ainda mais difícil, oferecendo mais riscos de danos aos produtos.

Porém, ao optar por níveis inferiores, os riscos são para o negócio, podendo não conseguir suprir a demanda, prejudicando o progresso da empresa e até a sua imagem. Assim, a gestão de estoque é fundamental para o planejamento logístico eficiente.

2. Opte por investir em logística integrada

Ainda mais, quando se trata de um planejamento logístico eficiente e eficaz, algo que não pode ficar de fora é a logística integrada. Esse quesito trata-se do processo pelo qual as empresas podem utilizar para se comunicar de maneira rápida e limpa entre os seus setores.

Assim, permite que as informações sobre os processos de fluxo de produção estejam sempre em conhecimento dos gestores e colaboradores, principalmente, para facilitar a rotina do dia a dia na empresa.

Consequentemente, muitas empresas optam por implementar sistemas integrados com o foco na logística, pois a facilidade e possibilidade de controlar as áreas da empresa com essas ferramentas pode agilizar a tomada de decisões.

Logo, ao desenvolver um planejamento logístico, investindo na logística integrada, o gestor consegue otimizar os processos operacionais e gerenciais, pois é possível melhorar o desempenho e motivar os colaboradores, alcançando resultados melhores.

3. Atenção a todos os detalhes

Além de tudo, o planejamento logístico bem desenvolvido, tende a voltar a atenção até os mínimos detalhes, como, por exemplo, as embalagens de armazenagem dos produtos. Por mais simples que pareça, esse fator acaba tendo um grande impacto na empresa, pois ela é fundamental para proteger e acondicionar os produtos.

Atualmente, existem diversos modelos diferentes, entretanto, todos devem cumprir as exigências do Inmetro. Desta forma, com um planejamento logístico bem estabelecido, é definido qual a melhor opção das embalagens para cada remessa, ou seja, evita os riscos de devolução dos produtos devido à má condição, diminuindo prejuízos e aumentando a satisfação dos clientes.

Vale lembrar, que os cuidados com esses fatores oferecem uma imagem de zelo e cuidados aos consumidores, reforçando um diferencial diante dos concorrentes no mercado de atuação.

4. Otimize os transportes de carga

Antes de tudo, com o planejamento logístico é possível melhorar o transporte de carga. Assim, ao desenvolvê-lo, é necessário estabelecer as melhores formas de transportar os produtos com a finalidade de alcançar os destinos com mais rapidez e eficácia.

Sobretudo, neste setor, todas as demandas precisam ser respeitadas como, por exemplo as características de cada mercadoria, por isso, é preciso contar com profissionais bem preparados e treinados.

Desta forma, é fundamental que o gestor garanta a eficiência no transporte de carga, pois, só assim, é possível preservar os produtos e cumprir os prazos de entrega. Afinal, entre os motivos de insatisfação dos clientes, os atrasos nos produtos estão entre os principais.

Assim, através do planejamento logístico o gestor consegue analisar e identificar possíveis imprevistos no transporte dos produtos, riscos e até infortúnios, estabelecendo todas as operações dentro do cronograma estabelecido. Logo, estabelecer esse planejamento tende a ser benéfico para todos os setores da empresa, principalmente para o sucesso da logística.

Conclusão

Em síntese, para o desenvolvimento de qualquer negócio, estabelecer um planejamento se torna fundamental para o sucesso e excelência da companhia, sendo o planejamento logístico de suma importância para a otimização e funcionamento do setor.

Por isso, cara leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão moderna e automatizada para a sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

marca-aware

“Antes de começar é preciso um plano,
e depois de planejar, é preciso execução imediata.”
– Séneca

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn