4 dicas para obter mais lucros melhorando a logística da sua empresa

Transportadoras e Gestão de Processos

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯

    awarelog

    O processo de aprimoramento da logística é essencial para garantir uma melhor performance operacional e até mesmo aumentar lucros, por isso deve estar sempre entre os pontos de atenção dos gestores. Isso se dá não somente pela inclusão de novos processos aprimorados, mas também ao incorporar novas tecnologias.

    Confira abaixo esse conteúdo com 4 dicas de como é possível obter mais lucros melhorando a logística de sua empresa!

    O impacto da gestão logística na empresa

    Ainda que muitos setores encarem a logística somente como o processo de transporte entre produção e cliente final, seu papel na empresa é altamente relevante pelo impacto que a qualidade do serviço tem na satisfação do cliente.

    Isso afeta diretamente a imagem da empresa e pode impactar em seus lucros, além dos fatores internos que podem gerar custos, prejuízos e despesas não planejadas.

    Vários processos são relevantes, como o desenvolvimento das melhores rotas de entregas, concretizar negócios com fornecedores, oferecer melhor prazo de entrega, além de realizar tudo seguindo os custos previstos.

    Assim, melhorar a logística pode ser determinante para o sucesso da sua empresa e pode impactar diretamente no lucro final do seu negócio.

    Veja 4 formas de aumentar seus lucros por melhorar seu setor logístico:

    1. Controle de cargas e gerenciamento de rotas

    Antes de pensar na logística aplicada fora do negócio, é essencial que o planejamento anterior à expedição das cargas sejam todos alinhados para evitar problemas na entrega final.

    Isso inclui a checagem dos itens de pedidos, a qualidade do produto e se possui avarias antes de realizar o transporte, evitando outros problemas além de exceder prazos e gerar custos desnecessários de movimentação.

    Ainda, o gerenciamento de todo o processo que envolve o transporte é essencial, incluindo rotas mais seguras, mais rápidas e com as melhores vias. Pensar na integridade da carga, do motorista e dos veículos, incluindo sua manutenção, são partes essenciais para garantir menos custos e mais lucros.

    2. Crie e acompanhe KPIs (Indicadores de Desempenho)

    Os KPIs são indicadores de desempenho que medem informações de performance de seu departamento ou de estratégias e áreas específicas. Eles permitem que sua equipe mensure de perto o que está indo bem e o que precisa ser aprimorado.

    Isso contribui para que o setor da logística acompanhe informações como o tempo de entrega cumprido, a quantidade de entregas realizadas, o custo médio para cada item transportado, taxas de extravio e índice de satisfação do consumidor.

    3. Utilize novas tecnologias para melhorar seus processos

    Independente do tamanho da sua empresa, com a quantidade de processos existentes na logística, a tecnologia precisa ser implementada para gerar competitividade e melhorar o desempenho de sua operação, permitindo que o negócio cresça e venda mais.

    Com menos limitações e mais eficácia, o investimento em tecnologia funciona como uma forma de obter retorno financeiro, podendo escalar sua operação de vendas, comportando a demanda gerada.

    Ainda, com tecnologias que permitem gerenciar sua operação, acompanhar KPIs e desenvolver processos, é possível alcançar outros benefícios como:

    • Garante mais produtividade da equipe e do trabalho do departamento;
    • Ajuda a reduzir custos operacionais e despesas desnecessárias;
    • Minimiza a ocorrência de erros nos processos;
    • Aumenta a qualidade do serviço oferecido;
    • Permite levantar dados de forma confiável para tomar decisões assertivas.

    4. Aware Orquestra, uma solução da Aware para Transportadoras

    Outra dica muito relevante é usar um sistema que permita uma gestão de transporte de forma segura, personalizável e dinâmica. Até porque, quem não deseja total visibilidade da sua operação e melhorar a experiência de comunicação com seus clientes e stakeholders, certo?

    Para entender melhor essa solução clique aqui e fale com a especialista da Aware responsável por esse projeto.

    Para otimizar sua gestão logística e melhorar os lucros, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico e eficiente, levando os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada, clicando aqui.

    Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de notícias para se manter atualizado sobre a área logística e um melhor desempenho para sua empresa!

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e aqui no LinkedIn.

    marca-aware

    “Estabelecer metas é o primeiro passo para transformar o invisível em visível.”
    – Tony Robbins

    Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Facebook
    Instagram
    LinkedIn

    Artigos Relacionados:

    Como melhorar a gestão da cadeia de suprimentos?

    06/06/2022

    Com a rápida modernização e digitalização em todos os setores comerciais, a logística não ficou de fora. Um gerenciamento da sua cadeia de suprimentos sempre

    Logística

    StartOut Brasil | Ciclo 2022 Santigo-Chile

    09/06/2022

    É isso mesmo meu povo, a Aware Logistics está levando tecnologia brasileira para outros países! Participante confirmada da etapa presencial do StartOut Ciclo Santiago 2022,

    Logística

    Tabela de frete: saiba como montar

    05/12/2022

    O setor logístico é responsável por uma série de atividades e uma delas é traçar estratégias para gerenciar os preços de entrega para o cliente.

    Logística