10 critérios essenciais para te ajudar na seleção de fornecedores

Reunião sobre fornecedores

10 critérios essenciais para te ajudar na seleção de fornecedores

Chegou a hora de selecionar quais empresas irão compor a cadeia de parceiros do seu negócio. Veja como tornar essa ação mais fácil.

Por que a seleção de fornecedores é tão importante?

Para que um negócio consiga se destacar no mercado, a seleção de fornecedores sempre foi muito importante, mas no cenário atual, o fornecedor tem papel estratégico para o desenvolvimento e crescimento eficaz da empresa.

Então, você gestor de compras ou responsável por essa decisão, deve garantir que essa parceria seja transparente e proporcione vantagem competitiva para o sucesso da sua empresa. Contratar bons parceiros para a sua supply chain garante o andamento do negócio, melhora a gestão e visibilidade dos processos e, consequentemente, gera mais rentabilidade. Por outro lado, fornecedores ruins podem gerar gargalos e atrasos nas entregas, excesso de custos, má qualidade das matérias-primas, entre outros obstáculos.

Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado e levantar informações sobre esses parceiros que te acompanharão ao longo da jornada, porque entregar um valor superior para os seus clientes tem que ser muito mais além de funções como, recebimento de ordens de compra, separação e envio dos pedidos — por impactar diretamente na qualidade da operação e compromisso de suprir todas as demandas.

Então, analise muito bem as opções e escolha quem melhor atender às necessidades da sua empresa, certificando-se que o fornecedor tenha sinergia com o seu negócio e tenha objetivos e valores alinhados aos da sua companhia.

Integre mais valor ao seu negócio estabelecendo parcerias comerciais com fornecedores que tenham princípios similares aos da sua empresa, de maneira que seus clientes reconheçam a evolução dos seus serviços.

Etapas da gestão de fornecedores

Uma opção de escolher sabiamente esses fornecedores, é promover um processo de gestão estruturado em três etapas: seleção, qualificação e avaliação.

  • Seleção: Esta etapa pode ser realizada durante o próprio processo de pesquisa, contudo, os fornecedores (em muitos casos), precisam ser homologados e comprovar exigências que garantam as especificações de qualidade do produto ou serviço prestado, passando por um processo rigoroso de qualificação.

     

  • Qualificação: Após a seleção dos possíveis fornecedores, a qualificação, é normalmente realizada com uma Prova de Conceito (PoC), trials nos caso de softwares, ou visitas às instalações do fornecedor, onde deve ser analisado diferentes requisitos, como: análise técnica, análise econômico-financeira, análise jurídica, análise social, etc.

     

  • Avaliação: Esta etapa é responsável pelo monitoramento do desempenho dos fornecedores por meio de indicadores, como:

     

  • Produtividade;
  • Capacidade;
  • Qualidade;
  • Suporte;
  • Resultado operacional;
  • Dentre outros.

Manter um processo de ponta a ponta com qualidade, eficiência e baixo custo, é fundamental para o sucesso da empresa, no cenário atual, a estratégia é optar por parceiros em total compliance. Por isso, não hesite! Bons critérios na seleção de fornecedores, garantem bons resultados. Confira abaixo.

10 critérios essenciais que você precisa saber

  • Histórico – O primeiro critério de seleção de fornecedores é o histórico. Levantar fatores como tempo de atividade, currículo de gestores e diretores, assim como a evolução da empresa, é um bom início para se ter uma ideia de como ela se desenvolveu.

     

  • Reputação – Critério essencial na seleção de fornecedores. A reputação está atrelada à análise de histórico, onde evidencia como o mercado enxerga a empresa em questão. Uma ação de maior garantia é verificar a credibilidade deste fornecedor, para garantir maior segurança e prevenir imprevistos e atrasos.

     

  • Clientes – Conhecer os clientes atendidos e satisfeitos com os serviços prestados pelo fornecedor em potencial, é um ponto muito importante a ser avaliado. Com base nessa informação, é possível ter uma ideia do desempenho do fornecedor, de acordo com a sua demanda.

     

  • Produtividade – Avalie o desempenho de produção comparando com uma projeção de demanda da sua operação, — aqui, você terá uma noção se será cumprido conforme o prometido, ou se a sua operação sofrerá com algum transtorno.

     

  • Qualidade – Avalie a qualidade do produto ou serviço oferecido, seja por reviews, amostras, relatórios, etc. O importante é constatar esse critério essencial que influencia diretamente no produto final e na satisfação do seu cliente.

     

  • Logística – Avalie a estrutura logística do seu fornecedor. Entenda como funciona o planejamento de ações: pedido, recebimento, distribuição e entrega — de nada adianta produzir e ser incapaz de entregar os produtos até a sua empresa, com preço justo e prazo adequado.

     

  • Comunicação – Estabelecer canais de atendimento e comunicação eficientes são atrativos que certamente contribuem para a contratação do fornecedor em potencial. Uma comunicação capaz de integrar sua operação de ponta a ponta com tecnologia, melhora a compreensão e interação entre todos os envolvidos.

     

  • Inovação – Um fornecedor que adota mudanças e novidades dos seus serviços ou produtos, de acordo com as tendências e boas práticas do mercado, oferece mais vantagens para as empresas que desejam se manter competitivas e promissoras. No geral, a busca por inovação é motivada para diminuir custos, aumentar a eficiência e/ou melhorar a qualidade dos produtos.

     

  • Saúde financeira – Não comprometa a sua operação, com a incapacidade de um fornecedor honrar pagamentos e compromissos firmados. O critério de saúde financeira visa identificar exatamente esses problemas de caixa do fornecedor, garantindo que após homologado, mantenha o compliance financeiro.

     

  • Custo e Flexibilidade – A flexibilidade de negociação é um importante critério, porque dá uma perspectiva total dos custos e prazos que costumam ser praticados, tanto pelo fornecedor, quanto pela sua empresa. Avalie se o fornecedor em questão oferece preços competitivos, opções de parcelamento e pagamento, além de benefícios e descontos e condições especiais. — O preço é sempre um critério importante! Afinal, influencia diretamente nos seus custos, no planejamento de novos projetos e produtos e, consequentemente, no preço final.

     

Parceria firmada

Agora que você conheceu os critérios importantes a serem considerados para a contratação de potenciais parceiros, a etapa final é colher os louros desta parceria. Entenda os benefícios da contratação de bons fornecedores.

Benefícios

  • Aquisição de novos clientes devido a maior participação e acesso ao mercado;
  • Redução dos custos e aumento da receita, visto que, quando seus objetivos estratégicos se alinham e seus recursos se complementam, geralmente ocorre um aumento na linha de atuação e/ou produtos;
  • Expansão do alcance geográfico, costuma ser o primeiro passo em direção ao crescimento;
  • Fácil acesso a tecnologia e novos conhecimentos, para impulsionar seu negócio a alcançar objetivos;
  • Aumento da competitividade, é o resultado de todos os benefícios listados acima, como: aquisição de clientes, aumento de receita, maior alcance de atuação, acesso a tecnologias estratégicas e otimização de recursos.

As dicas deixadas aqui visam ajudar a contratar bons fornecedores e não ter problemas futuros com essas parcerias. Lembre-se que o importante é sempre buscar conhecer cada fornecedor e a qualidade que ele entrega, de acordo com o que você precisa.

A Aware, por exemplo, é um parceiro que oferece o TAS (Transportation Automation System) como solução para aumentar a eficiência na logística de transportes, otimizando processos e reduzindo custos. Com um software facilmente integrável a outros sistemas como WMS, ERP e TMS, aumentando a performance da logística inbound e outbound, de acordo com as necessidades e demandas das operações do dia a dia.

Se você gostou dessas sugestões e quer bater um papo conosco, deixe seu comentário, ou entre em contato com um dos nossos especialistas clicando aqui.

Te vejo no próximo artigo e feliz 2022!

Mayara Silva
Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

marca-aware

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.”  – Platão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn