As empresas que lidam com processos logísticos sabem sobre a alta complexidade de processos, documentos e prazos que precisam ser atendidos. Com o grande volume de demanda e formas para aprimorar a operação, surge o TMS.
Entenda nesse conteúdo como uma solução TMS ajuda de forma aprofundada e completa, auxiliando empresas que lidam com transporte a ter uma gestão eficaz e livre de processos manuais, o que gera erros e baixa eficiência.
O que é TMS?
O TMS (Transportation Management System) ou “Sistema de Gerenciamento de Transportes” em português, é uma solução digital que oferece meios para realizar uma gestão completa das atividades de transporte, como o nome diz.
Com a necessidade de acompanhar as evoluções tecnológicas e vários processos complexos, o TMS oferece mais eficiência reduzindo processos manuais e oferecendo uma visão ampla através de dashboards interativos que permitem personalização conforme sua necessidade.
Com a possibilidade de gerenciar todo o processo de transporte, a empresa passa a controlar as operações com visão ampla e de forma integrada, o que a torna mais competitiva, funcional e ainda melhora a satisfação dos clientes.
Dentro de um sistema TMS são agrupadas diferentes funções que são geralmente realizadas de forma isolada. Confira as amplas possibilidades dessa solução:
- Permite emitir conhecimentos e manifestos de transportes;
- Facilita a visão sobre embarques, coletas e processo de entrega;
- É capaz de realizar cadastros de taxas e tarifas dos processos;
- Oferece relatórios completos sobre a operação de ponta a ponta;
- Permite visualizar o faturamento e gerir melhor os prazos de recebimento;
- Contribui para o controle das finanças da empresa.
Quais são as vantagens do TMS para sua empresa?
Além de todas funcionalidades descritas acima, entenda melhor como o TMS pode contribuir em diferentes áreas para uma operação mais assertiva e com mais benefícios para o negócio.
Oferece maior controle e análise apurada dos processos
Como o TMS tem objetivo de controlar de perto as operações, é possível que sua equipe gerencie de forma organizada um grande volume de informações sobre documentos fiscais, veículos, rotas, acompanhamentos e até os custos envolvidos nos processos.
Tudo é feito de forma organizada através de painéis intuitivos e que permitem personalização conforme a necessidade de cada empresa, usando das vantagens do Business Intelligence (análises de dados complexos feitos de forma simplificada), adaptando o sistema conforme suas prioridades.
Com todos os dados concentrados em um único lugar, a empresa pode realizar análises aprofundadas através de relatórios personalizados que apresentam informações concretas sobre todas as etapas, facilitando o processo de tomada de decisão e criação de planos para solucionar problemas e falhas.
Melhora a rentabilidade e diminui custos
Como o TMS permite uma visão completa sobre seus processos operacionais, fica mais fácil checar dados e entender como as etapas de transporte estão sendo cumpridas, identificando gargalos, gastos excessivos e pontos onde pode ser feita economia de recursos.
Assim, fica mais fácil enxergar onde sua rentabilidade pode ser aprimorada, o que contribui na construção de planos estratégicos de operação para aproveitar melhor os recursos disponíveis e diminuir seus custos operacionais.
Além dessas vantagens, existem muitas outras que um módulo de Business Intelligence pode trazer para sua operação logística, oferecendo suporte completo e alta adaptabilidade para gerenciar tudo de forma otimizada.
Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.
Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de notícias para se manter atualizado sobre a área logística e um melhor desempenho para sua empresa!

“A capacidade humana de carga é como bambu – muito mais flexível do que você jamais acreditaria à primeira vista.”
– Jodi Picoult