Como automatizar seu processo logístico, reduzindo erros e o retrabalho?

Automação e Eficiência

Como automatizar seu processo logístico, reduzindo erros e o retrabalho?

A automatização está relacionada à otimização de processos. Muitas vezes é usada para auxiliar o trabalho humano em processos repetitivos e a automação está relacionada à inteligência em tarefas automatizadas.

Oi, caro leitor! Já parou para pensar quanto tempo você perde do seu dia preenchendo planilhas? O que você poderia fazer, caso tivesse como direcionar esse esforço para o que realmente importa no crescimento da sua empresa?

Pois é! Com a automação do seu processo logístico, você consegue ter a confiança de que todas as informações estarão acessíveis a todos da sua equipe, sem ter aquele medo de que ela seja uma concorrente dos seus colaboradores. Pelo contrário, ela proporciona a melhor visão da colaboração operacional nos processos do seu negócio.

Confira no artigo abaixo como automatizar seu processo logístico, reduzindo erros e o retrabalho.

Automatização de processos: Como funciona?

A automatização de processos é a operação que antes era executada manualmente, mas que hoje, se beneficia da tecnologia, integração de sistemas e dados consistentes. Para uma boa gestão empresarial, ter a automatização de processos como aliada, pode gerar eficiência e competitividade para o seu negócio.

É natural que ao decorrer do tempo, o fluxo de informações aumente consideravelmente e que em um determinado momento a sua empresa tenha que lidar com uma grande demanda de trabalho. Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para se manterem competitivas no mercado é a automatização dos processos. Por meio dela, a produtividade aumenta, já que as tarefas do dia a dia serão realizadas de forma mais eficiente, sem intervenção humana, sem perder a qualidade e sem sobrecarregar os colaboradores.

Evidenciando uma simples analogia na própria rotina diária, executamos ações repetidas, como: pedir “o de sempre” no app do delivery, ou, controlar ações no ambiente com dispositivos inteligentes. Às vezes sem se dar conta, graças à tecnologia, ações automatizadas nos poupam tempo e esforço. Essa mesma analogia, pode ser aplicada à realidade empresarial, já que o principal objetivo da automação, é melhorar o progresso do fluxo de trabalho da empresa.

Como automatizar um processo?

Sair da zona de conforto e substituir atividades manuais por automatizadas, não é uma tarefa fácil. O medo de confiar a uma “máquina” o seu processo e correr o risco dela te proporcionar uma experiência ruim, é frustrante e caro demais.

Por isso, ressaltamos a importância de fazer uma boa pesquisa de mercado e avaliar todos os critérios importantes para você e sua empresa na hora de contratar um serviço ou sistema. Confira como tornar esse processo mais fácil com este artigo sobre quais são os 10 critérios essenciais para te ajudar na seleção de fornecedores.

Pensando num cenário otimista, onde você seguiu todas as dicas do artigo acima, a automação de processos te possibilita muitas vantagens, afinal, com sua ajuda é possível realizar processos de forma muito mais rápida, com qualidade padronizada e simplicidade.

Não se trata apenas de tornar a rotina de trabalho mais dinâmica, mas sim de transformar tarefas rotineiras e manuais mais produtivas. Aumentar a eficiência e o desempenho da sua equipe, é garantir que o processo está rodando sem falhas e adaptado à sua realidade. 

Como saber se seu processo precisa de automação?

Se fôssemos responder rapidamente a esta pergunta, a resposta seria: – todos os processos se fazem necessários melhorar! Qual empresa não deseja se beneficiar de um processo ágil, sem erros e amparado pela qualidade?

A automatização de processos administrativos e contábeis, por exemplo, é cada vez mais comum nas empresas. Ao apostar em sistemas e programas que cruzam dados e geram relatórios, diminui o esforço aplicado nas tarefas mais burocráticas desses setores.

Fique atento a alguns desses sinais que indicam que o seu processo necessita de automação:

  • Falhas na comunicação entre as áreas internas;
  • Ações diferentes do alinhamento geral do negócio;
  • Falta de padronização nos processos;
  • Dificuldade em encontrar problemas (você não entende, nem consegue identificar o porquê);
  • Tomadas de decisões desinformadas, baseadas no sentimento, ou, no famoso “feeling”.

Agora que você já sabe o que é automação de processos, saiba quais as vantagens ao implantar na sua empresa

O objetivo é sempre melhorar o fluxo de trabalho para que os erros sejam corrigidos e os objetivos estratégicos alcançados. Para isso, a automatização de processos utiliza-se de um software que mapeia, automatiza, executa e monitora os processos de ponta a ponta.

Os custos gerais da empresa costumam ser menores em negócios que apostam na automatização, visto que a produção ganha mais ritmo.

Confira algumas das vantagens da automação:

  • Redução de custos e tempo de trabalho;
  • Redução de desperdícios, erros e falhas (humanas);
  • Aumento da produtividade;
  • Controle em tempo real das tarefas;
  • Controle do rendimento;
  • Maior agilidade operacional;
  • Tarefas mais acessíveis e melhores definidas;
  • Integração com outros sistemas.

Como selecionar processos para automação?

Primeiro, pense que antes de automatizar os processos da sua empresa, você deve fazer um levantamento de todas as tarefas que são desempenhadas pelas equipes. Depois, quais procedimentos são feitos manualmente e se fossem automatizados, qual impacto teria na qualidade do que é entregue ao cliente?

Afinal, todo investimento é esperado um retorno o quanto antes, certo?

  • Crie um mapa organizacional;
  • Conheça as tarefas da sua empresa e equipes;
  • Avalie o processo de ponta a ponta;
  • Converse com sua equipe;
  • Estabeleça um cronograma e equipe responsável pelo projeto de implementação;
  • Tenha atenção à escolha das tecnologias;
  • Programe o treinamento;
  • Esteja sempre supervisionando o progresso;
  • Lembre-se sempre do seu cliente!

Por fim, sua empresa estará com os processos otimizados, automatizados e capaz de entregar maior valor aos seus clientes e stakeholders.

Já pensou em ter a paz de espírito que tanto deseja, sabendo que a sua operação acontece sem o seu monitoramento constante?

Se você deseja essa realidade, precisa conhecer as soluções de gestão logística de transporte da Aware Logistics. Nós ajudamos a sua empresa na gestão do transporte até a entrega, monitorando as operações em tempo real e centralizando todos os dados e a comunicação. 

Tudo isso pra você ter a melhor experiência da automatização de processos, garantindo a produtividade e a redução de custos da sua operação!

Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência em solução logística descomplicada clicando aqui.

 

Mayara Silva Técnica e graduanda em Logística – Especialista e colunista de logística e inovação na Aware.

marca-aware

“Mesmo que já tenhas feito uma longa caminhada,
há sempre um novo caminho a fazer.”
– Santo Agostinho

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn