KPIs logísticos: conheça os principais indicadores de desempenho

Indicadores de Desempenho & Aperfeiçoamento

KPIs logísticos: conheça os principais indicadores de desempenho

Os Indicadores-Chave de Desempenho, na sigla em inglês, Key Indicator Process (KPIs), são um conjunto de métricas que ajudam a entender o seu negócio com base em dados reais e confiáveis. A Business Intelligence é a área que mais se beneficia deles.

Afinal, para que qualquer processo possa ser aperfeiçoado, é preciso que ele seja monitorado. Isso significa entender os seus pontos fortes e fraquezas, assim como oportunidades de inovação.

Mas decidir quais são os KPIs a serem monitorados é uma tarefa complexa, pois para cada empresa, um conjunto diferente será mais efetivo.

Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você conheça os principais indicadores de desempenho. Confira!

KPIs Logísticos: Custo Operacional Total

Nenhum KPI pode ser analisado individualmente. Em conjunto, eles formam um corpo de conhecimento que o ajuda a compreender os diversos pontos de vista dentro do seu negócio.

O custo operacional total é um dos mais importantes, afinal, ele servirá de base para calcular outros índices importantes.

Trata-se do somatório de todos os custos envolvidos no seu processo logístico, do momento em que o pedido chega ao estoque, até a hora em que é entregue para o cliente final.

Esse custo precisa sempre ser acompanhado de perto, afinal, possui um impacto direto na sua margem de lucro e na capacidade de se posicionar com relevância no mercado com base nos preços praticados.

Percentuais do custo operacional total

Em seguida, há um indicador complementar que pode ser analisado para compreender a produtividade em diferentes setores dentro do seu processo logístico.

Por exemplo, quanto por cento dos seus custos totais são gerados pela mão de obra?

Respondendo essa pergunta, você poderá avaliar se a sua equipe está com um nível bom de produtividade ou se algo precisa ser feito a respeito.

Quanto mais áreas você conseguir encontrar, mais clareza terá sobre a natureza dos seus custos.

Um sistema de business intelligence pode ajudá-lo nesse sentido, compilando todas as informações em um relatório unificado e intuitivo.

KPI Logístico: Giro de estoque

O giro de estoque é uma informação importante não apenas para o setor logístico em si, mas para todas as áreas de uma empresa. Vendas e marketing certamente se beneficiam desse indicador.

Trata-se da quantidade de vezes que o seu estoque precisou ser reposto para atender a demanda.

Se o número é alto, significa que o seu público aceita bem os produtos. Caso contrário, se houver aqueles itens “encalhados”, então é hora de prestar atenção neles.

Tempo de entrega

Atualmente o tempo de entrega é um fator decisivo no momento da compra para o cliente. Afinal, ele quer que os seus produtos cheguem à máxima velocidade.

Monitorar o tempo médio de entrega significa analisar quanto tempo leva entre a confirmação do pagamento e a entrega ao cliente final, dividindo cada etapa para compreender onde estão os possíveis gargalos.

KPIs Logísticos para a mudança

Lembre-se que só consegue mudar e melhorar quem está medindo a qualidade dos serviços.

Portanto, é fundamental contar com um sistema de business intelligence que o ajuda a compilar essas informações e a tomar decisões mais assertivas e acertadas.

Acesse a página da Aware para compreender como podemos ajudá-lo com o nosso módulo de BI Customizado com foco nos pontos críticos do fluxo logístico, gráficos em escala, visão por resultado, e lógico, a tão sonhada redução de custos com fretes!

Clique aqui para conversar com um dos nossos consultores.

marca-aware

“Persistência é irmã gêmea da excelência.
Uma é mãe da qualidade, a outra a mãe do tempo.”
– Marabel Morgan

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn