Tabela de frete e Redução de custos

Tabela de frete: saiba como montar

Tabela de frete: saiba como montar

O setor logístico é responsável por uma série de atividades e uma delas é traçar estratégias para gerenciar os preços de entrega para o cliente. Dessa forma, a tabela de frete deve ser estruturada de forma inteligente, criteriosa e levar em consideração os benefícios para o caixa da empresa.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre esse processo e quer saber como montar a tabela de frete, confira o passo a passo a seguir. Boa leitura!

Qual a função da tabela de frete?

Antes de mais nada, vamos compreender qual a função de uma tabela de frete. Essa ferramenta serve para otimizar os valores passados aos clientes e considerar informações, como: peso da carga, quilometragem, volume, entre outros pontos específicos. Além disso, esses valores variam de acordo com a transportadora. Essa ferramenta tem as seguintes funções:

  • Entregar cotações rapidamente aos clientes;
  • Praticar preços compatíveis com o mercado, se posicionando de forma competitiva frente à concorrência;
  • Ser menos burocrática;
  • Mais agilidade e rapidez nos processos. Consequentemente, mais vendas pela redução no tempo de resposta.

Saiba como montar tabela de frete

Agora que já sabemos qual a função da tabela de frete, é possível perceber o quanto essa ferramenta é vantajosa para os negócios. Para montá-la, siga os seguintes passos:

1. Calcule o frete peso

O frete peso é definido pelo peso bruto de uma carga ou pelo peso cubado. Ou seja, quando a mercadoria ocupa um espaço menor do que o seu peso, é considerado o peso como fator determinante. O mesmo ocorre quando acontece o oposto, sendo o volume o fator responsável pelo frete peso.

Um bom exemplo para compreendermos isso é pensar em um item de grandes proporções, que ocupa um espaço considerável no caminhão. Cobrar apenas pelo peso não é o método mais adequado. Dessa forma, a seguinte fórmula é utilizada para calcular o peso cubado:

Peso cubado em kg = (comprimento) x (largura) x (altura) em m³ X 300 em kg/m³ (fator de cubagem utilizada usualmente que representa 1 metro cúbico)

2. Defina o frete valor

Depois, também é preciso definir o frete valor, um cálculo baseado no preço de venda da mercadoria, ou seja, o valor que consta na nota. É um cálculo bastante utilizado em casos de mercadorias de alto valor. Veja a fórmula para o cálculo:

Frete valor = (valor do item na nota fiscal) x (percentual frete valor de acordo com a distância percorrida)

3. Inclua as tarifas fixas ou variáveis

Por fim, vale lembrar que a transportadora também pode incluir uma série de taxas, sejam elas fixas ou variáveis e que devem constar na tabela de frete. Veja alguns exemplos:

  • Taxa de despacho;
  • Serviços especiais, como retiradas agendadas;
  • Taxa de restrição do trânsito (TRT);
  • Taxa de dificuldade na entrega (TDE).


Algumas transportadoras também podem incluir valores relacionados a impostos e pedágios, que acabam influenciando no valor final do frete. A empresa deve ter atenção para não sair no prejuízo e ainda sim oferecer opções de entrega acessíveis para o público.

Por isso, caro leitor, conte com a Aware como seu parceiro logístico tecnológico eficiente e leve os melhores serviços de gestão logística moderna e automatizada para sua empresa com quem é referência de solução logística descomplicada clicando aqui.

Confira também outros conteúdos interessantes e instrutivos em nossa página de blog para se manter atualizado sobre a área logística e alcançar um melhor desempenho para sua empresa!

marca-aware

“Não desanime. Às vezes, é a última chave do molho
que abre a fechadura.”
– Johnny De Carli

Oi, caro leitor! ((: Este post foi interessante para você? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Facebook
Instagram
LinkedIn

Artigos Relacionados:

Logística reversa: o que é, como funciona e qual a importância?

19/09/2022

A logística reversa é um dos ramos da logística responsável por definir a melhor maneira de conduzir uma quantidade de mercadorias com segurança, visando sempre

Logística

Empresas que trazem agilidade para a cadeia de suprimentos no setor construtivo

03/10/2022

Existem empresas e startups que oferecem tecnologias que podem auxiliar negócios do setor construtivo, dando mais agilidade, redução de custos e dentre outros benefícios que

Logística

A importância de fazer o monitoramento da frota

08/08/2022

Criar estratégias e usar ferramentas tem sido cada vez mais comum pelas empresas para garantir uma boa gestão logística, dando mais atenção para todo o

Logística

CADASTRA-SE JÁ E RECEBA AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO 🎯



    awarelog